Educação promove Jornada Pedagógica sobre o Novo Ensino Médio

Sergipe

17.11.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), promove até o dia 29 de novembro a Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio. A ação tem como finalidade reunir os professores, diretores e coordenadores das escolas-piloto, e técnicos das diretorias regionais de educação (DREs), para discutir detalhadamente a Proposta da Matriz Curricular com a Formação Geral Básica e os cinco Itinerários Formativos da modalidade de ensino. 

De acordo com a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, o objetivo da jornada é subsidiar todas as instituições educacionais da Rede Estadual de Ensino para a implantação do Novo Ensino Médio em 2022. Nessa perspectiva, são realizadas diversas atividades, cujas pautas integram as resoluções do Conselho Estadual de Educação (CEE/SE); a Matriz Curricular; a oferta de Itinerários Formativos – propedêutico e de Formação Técnica Profissional (5º Itinerário); e a organização da lotação dos professores e do horário semanal a partir do simulador de demanda docente. 

O coordenador pedagógico da DRE 8, professor Ádson de Lima Silva, falou sobre a proposta da Seduc. “Na nossa avaliação essa é uma iniciativa muito importante. Dá a oportunidade de o professor enriquecer sua prática em sala de aula, conhecer mais  sobre as matrizes que estruturam esse novo modelo, possibilitando ainda a socialização de experiências, abrindo espaço para o diálogo”, disse ele, reforçando que “o olho no olho é fundamental nesse momento. Foi uma ação muito rica que se soma às formações já realizadas pela Seduc”. 

A coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seduc (Semed), professora Isabella Santos, informa que o cronograma de atividades contemplará todas as DREs. Os encontros estão sendo mediados por técnicos do Semed, Serviço de Educação Profissional (Sepro) e Departamento de Recursos Humanos (DRH). Nesta terça-feira, 16, a jornada pedagógica aconteceu na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). 

O cronograma segue: no dia 17, será a vez das DREs 7 e 9. Já o dia 19 será reservado para DRE 1. Na próxima semana, precisamente no dia 22, acontecerá nas DREs 2, 4 e 5. Quarta-feira, 24, será na DRE 3, e na sexta, 26, chega à DRE 6. O ciclo será finalizado no dia 29, na DEA e nas DREs 2, 4 e 6.