Educação promove live da formação “Ensino Médio Gaúcho e Integralidades”

Rio Grande do Sul

23.03.2022

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e o Instituto Iungo promoveram, na terça-feira (22), a live de formação “O Novo Ensino Médio e a importância da constituição das comunidades de aprendizagem”, atividade integrante do curso “Ensino Médio Gaúcho e Integralidades”, realizado desde o dia 14 de março. O curso segue até o dia 5 de julho. 

O encontro, que abordou as singularidades do Ensino Médio Gaúcho e a importância das comunidades de aprendizagem como suporte à participação dos educadores na implementação dos novos currículos, contou com a condução da diretora pedagógica da Seduc, Letícia Grigoletto e dos formadores do Instituto iungo, Lea Camargo  e Jeferson Meneses.

A transmissão das formações ocorre sempre às terças-feiras pelo canal do YouTube TV Seduc RS. As inscrições estão disponíveis no Portal Educação desde o dia 14 de março para a certificação dos docentes.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO “ENSINO MÉDIO E SUAS INTEGRALIDADES”

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A LIVE DO DIA 22 

Curso Ensino Médio Gaúcho e Integralidades

A iniciativa visa tratar da nova arquitetura curricular do Ensino Médio e capacitar os professores da Rede Estadual. Serão realizados sete encontros síncronos e atividades assíncronas com carga horária total de 40h.

As atividades síncronas ocorrerão nos dias 22/3, 5/4,26/4, 17/5, 7/6, 21/6 e 5/7. Nos dias 22/3 e 5/7 as lives começam às 15h30, as demais iniciam sempre às 16h. Os momentos assíncronos serão realizados por trilhas de aprendizagem disponíveis no Portal Educação.

A ação tem o intuito de colaborar para o desenvolvimento de habilidades docentes para o planejamento de aulas e atividades articuladas aos novos arranjos curriculares do Ensino Médio, enfatizando o trabalho por áreas de conhecimento, bem como outros fatores de integração pertinentes à formação geral básica do currículo gaúcho e à formação integral dos estudantes.

Confira a programação das atividades síncronas

22/3 – 15h30 – “O Novo Ensino Médio e a importância da constituição de comunidades de aprendizagem

 

5/4 – 16h – “O educador do Ensino Médio e seu papel na formação geral básica: caminhos para integração”

 

26/4 – 16h – “Web Integradora – O trabalho por áreas do conhecimento”

 

17/05 – 16h – “Web Integradora – A integração das metodologias”

 

07/06 – 16h – “Web Integradora – A integração pela Avaliação”

 

21/06 – 16h – “Web Integradora – A aula invertida por homologia”

 

5/7 – 15h30 – “ Web Integradora – Diálogos entre a FGB e os projetos de vida dos estudantes”