Seduc promove live do programa Leitura Todo Dia

GO

21.10.2021

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), irá promover nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, às 15h45, o VIII encontro formativo do programa Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento.

A transmissão será realizada através do Youtube, no canal do Cepfor, e terá como tema “O Banquete de Platão.” Esta live, assim como as anteriores, é uma das ações do programa, que é destinado aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio de 30 escolas selecionadas.

Para o desenvolvimento desta ação, foram propostos nove encontros que ficarão gravados no Canal do YouTube do Cepfor, com o objetivo de orientar os professores em relação ao conteúdo e às atividades metodológicas que são discutidas na plataforma no âmbito do programa.

A ideia é utilizar, diariamente, nas aulas os conteúdos e trechos das obras literárias que são abordados nos encontros por meio de debates, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens estudantes. Por meio de reflexões sócio-históricas e filosóficas, são tratados temas sobre razão, verdade, conhecimento, ética, política, arte, religião, história, lógica, entre outros.

Leitura Todo Dia 

Leitura Todo Dia é uma iniciativa do Governo de Goiás, implementado pela Seduc em parceria com a Secretaria Geral da Governadoria (SGG). O objetivo principal deste programa é incentivar a leitura de clássicos da Literatura com temas relacionados à atualidade.

O programa oferece uma plataforma tecnológica com conteúdos interativos por meio de vídeos e games e permite o acesso gratuito a livros. A cada dois meses é disponibilizado um livro e, ao término de cada obra, os estudantes participam de um encontro virtual com o professor Clóvis de Barros Filho – (Clóvis de Barros Filho é professor doutor e livre docente pela Escola de Comunicação (ECA) da Universidade de São Paulo (SP), palestrante experiente de temas como Ética e Filosofia e autor de mais de uma dezena de livros).