Educação promove palestras de conscientização e prevenção a violência sexual

Alagoas

30.11.2021

Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, revelam que dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos no ano de 2019, 86,8 mil são de violência contra crianças e adolescentes. Um aumento de cerca de 14% em relação ao ano anterior. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), traz essa temática para as unidades de ensino em todo o estado. 

O projeto, intitulado “RAAV nas Escolas”, teve início na última terça-feira (09), na Escola Estadual Dom Otávio do Benedito Bentes em Maceió e reuniu alunos do ensino fundamental. O debate aconteceu em formato de roda de conversa, que contou com a participação de alunos, professores e promotores, com apresentação e dinâmicas sobre a questão da violência sexual.  

A superintendente de políticas educacionais, Roseane Vasconcelos, ressalta a importância do projeto nas redes de ensino e, em como, essa prática pode colaborar com o combate a esse tipo de violência.

“A escola é o espaço mais aberto que você pode debater qualquer que seja o assunto. O aluno se sente mais seguro quando está na escola, ele vê no seu professor aquela pessoa que ele pode confiar para passar o seu segredo. Por isso é tão importante essa nossa parceria com a RAVVS promovendo essas palestras para mostrar aos alunos de que forma eles podem se proteger, trazendo conscientização e prevenção a toda a juventude da rede pública de ensino”, destaca Roseane.

Para o promotor de justiça, Lucas Carneiro Sachsida, órgãos de primeiro contato, como as escolas, por exemplo, são importantes para identificar casos desse tipo de crime. “Nós do Ministério Público, junto com a Seduc e a Secretária de Saúde, estamos nas escolas, para conscientizar os alunos sobre a importância de identificar, de olhar com carinho problemas que podem acontecer, e assim trazer justiça a todas as vítimas”, afirma o promotor.

CRONOGRAMA

Durante todo o mês de novembro, as rodas de conversa já têm datas marcadas nas seguintes escolas: Escola Estadual José Tavares, no dia 16; Escola Estadual Rubens Canuto, no dia 23; e Escola Estadual Jornalista Lafaiete Belo, no dia 24.