Seduc promove primeiro seminário do Professor Mentor - Meu Projeto de Vida

#alagoas

22.12.2022

Joyce Andrea* / Ascom Seduc
 

O programa Professor Mentor - Meu Projeto de Vida tem feito a diferença na trajetória escolar dos alunos da rede estadual de ensino de Alagoas. Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), realizou o 1º Seminário do programa com todas as Gerências Regionais da Educação, no auditório do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), em Maceió. O encontro teve a finalidade de destacar as maiores experiências exitosas das escolas, com a apresentação do impacto causado pelo programa na sala de aula e nas comunidades escolares.

“Hoje somos muito privilegiados com o programa Professor Mentor em todos os aspectos. Pela primeira vez os alunos da escola pública estão trabalhando com a iniciação científica, desde as primeiras séries. Nós sabemos que o incentivo do Cartão Escola 10 atrai o aluno para a escola, mas nós também precisamos dar qualidade nessa permanência do aluno e, para isso, vem o Professor Mentor, que deu voz ao aluno e se tornou o maior impacto de aprendizagem na educação alagoana”, ressaltou a secretária da Educação, ao abrir o seminário.

A Escola Estadual Professor Liberalino Bonfim de Oliveira, da 13ª Gerência Regional de Ensino, que compreende as escolas da parte alta de Maceió, foi destaque em suas pesquisas de campo que culminaram em ações extensionistas à comunidade do bairro Rio Novo, em Maceió. A coordenadora mentora da unidade, Adélia Pessoa relatou que as práticas inovadoras da escola contribuíram diretamente para uma melhor qualidade de vida dos estudantes. 

“Nós buscamos superar os muros da escola para atingir toda a comunidade. Então em nosso trabalho de campo, buscamos visitar as famílias, questionar os pais e trazer a comunidade para a escola, como forma de tentar entender a realidade de cada estudante, e seus anseios para o futuro. Dessa forma, percebemos que em uma turma havia uma grande carência de tratamento dentário. Assim, nós elaboramos todo um projeto com a escola inteira, no sentido de conscientizar sobre a importância da escovação correta e isso contribuiu muito para os alunos e deu destaque a escola, até que fomos ao posto de saúde local e conseguimos atendimento odontológico para todos aqueles alunos que precisavam”, contou a educadora.

À frente da 13ª, o gerente Cássio Costa afirmou que encontros como este são fundamentais para que as escolas possam se inspirar em novas práticas. Na oportunidade, o gerente ainda apresentou a coletânea produzida a partir das pesquisas produzidas na Regional.

“Nós reunimos em uma publicação todo o impacto causado pelas pesquisas produzidas nas escolas da nossa região. Óbvio que a grandiosidade do programa não pode ser mensurada em um livro só. Nós vemos a realidade na transformação das escolas e no desempenho dos alunos. Então momentos como esse, hoje, são essenciais para a troca de experiências e socialização entre as escolas de todo o estado”, finalizou.

Estiveram presentes na ocasião, a secretária  de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o presidente  da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, os Gerentes Regionais das 13 gerências regionais e seus núcleos estratégicos, bem como professores e coordenadores mentores, e alunos monitores de escolas que se destacaram em suas práticas inovadoras. 

*sob supervisão