Educação promove reunião com os diretores das escolas cívico-militares

Tocantins

25.03.2022

Gabriela Rossi/ Governo do Tocantins

A Secretaria da Educação (Seduc) recebeu nessa quarta-feira, 22, os diretores das escolas cívico-militares do Tocantins, os diretores das Regionais de Educação, onde as unidades de ensino estão situadas, com o objetivo de discutir as propostas do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) para o ano de 2022.

A assessora de apoio aos municípios e ponto focal do programa no Tocantins, Solange Silvestre conta que a reunião teve como objetivo orientar os novos gestores, bem como a socialização das equipes. “Estamos apresentando as novas diretrizes do programa aos novos diretores regionais e escolares, além das orientações quanto ao cumprimento dessas diretrizes, o manual de identidade de cada escola, para que todos avancem nesse processo” explica.

A reunião contou também com a presença do major Miron Martins da Silva, que tirou dúvidas dos gestores sobre a atuação da Polícia Militar nas escolas cívico-militares. De acordo com o major, é preciso existir uma parceria entre a equipe pedagógica e os militares. “O talento vence os jogos, mas só o trabalho em equipe ganha o campeonato. Os oficiais de gestão têm que estar alinhados com o diretor” pontua. 

Atualmente, o Tocantins conta com oito unidades de ensino utilizando a metodologia do Pecim. Neste ano, duas passaram a utilizar o programa, a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral João Pires Querido, de Silvanópolis e o Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis. 

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) está implantado em unidades das cidades de Palmas, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Formoso do Araguaia, Peixe, Silvanópolis e Tocantinópolis. 

Sobre o Pecim

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, visando contribuir com a melhoria da Educação Básica do Brasil.