Ceará
30.06.2025A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (30), o seminário de lançamento do Projeto de Redução das Desigualdades de Aprendizagem no Ensino Fundamental. O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de Educação, gerentes regionais do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) e suas respectivas equipes técnicas, com o objetivo de conhecer as ações estratégicas propostas pela Seduc, no sentido de assegurar a aprendizagem a todas as crianças e adolescentes do Ceará, com base na equidade. A ação ocorre por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, participou do Seminário, assim como o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará (Undime-CE), Aurélio de Souza; a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no Ceará (Uncme-CE), Alekssandra Cavalcante; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Ceará, Ana Vládia Cosmo; o prefeito do município de Deputado Irapuan Pinheiro, Gildecarlos Pinheiro, representando a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); e a secretária executiva de Cooperação com os Municípios da Seduc, Emanuelle Grace.
O Seminário marca o início de um processo formativo que será desenvolvido por meio de um ciclo de encontros, palestras, oficinas, webinário, mentorias e visitas, no período de junho a dezembro de 2025, de forma remota e presencial.
A expectativa é de engajar os agentes públicos responsáveis pela liderança do processo educacional em suas respectivas instâncias, para que contribuam efetivamente com a construção de um pensamento estratégico de gestão educacional. A pactuação de metas é parte integrante da ação, que se baseia no regime de colaboração entre estado e municípios mantido no Ceará.
Eliana Estrela destaca a importância do comprometimento dos entes envolvidos em prol do sucesso da iniciativa, que tem como propósito a efetivação do direito à aprendizagem significativa, em cada etapa da vida escolar.
“Este não é um simples evento, mas uma reunião técnica em que podemos analisar como está a educação dos municípios. Agradeço pela presença e faço uma referência muito especial a cada prefeito que conseguiu um tempo na sua agenda para estar aqui, assim como a todas as equipes que se dedicam no dia a dia. Sabemos que esse trabalho é feito a muitas mãos. Nosso regime de colaboração é referência nacional. Acreditamos no apoio incondicional aos municípios, preservando a autonomia das gestões locais. Aqui, conseguimos revisitar os nossos resultados e olhar para onde queremos ir. Resultado não é só ranking, não é só número. É a aprendizagem de cada criança. É o que nós estamos fazendo de diferente, para que elas consigam construir o conhecimento delas”, explica.
Na programação do Seminário, houve oportunidade para conhecer exemplos de experiências exitosas já em curso no estado, com reflexões sobre os dados e os desafios de cada território e a apresentação da estrutura formativa do programa que será desenvolvido.
Aurélio de Souza enaltece a continuidade do trabalho realizado ao longo dos anos em torno do regime de colaboração.
“A Seduc lança esse projeto com o seguinte recado: o Ceará busca, de todas as formas, a garantia do direito à educação. Isso não acontece somente com a matrícula na escola, com o acesso e a permanência do aluno em sala de aula. A gente precisa, principalmente, garantir a aprendizagem. Se não tem isso, a educação fica falha. Mesmo sendo um estado de referência no Brasil, o Ceará continua atento, não acredita que está pronto. A Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios trabalha respeitando a democratização da educação, fazendo um trabalho em conjunto conosco, sem imposições, com uma construção de caminhos para vencer todos os desafios. A gente precisa lutar cada vez mais”, enfatiza.
Emanuelle Grace salienta a relevância do crescimento em rede para a educação cearense.
“Todos juntos somamos e fazemos um trabalho com muita vontade de promover a transformação social. A gente precisa, mais do que nunca, estar de olho na redução das desigualdades, observando as crianças que ainda não conseguem acompanhar as demais, assim como aquelas que já estão num ritmo de desenvolvimento satisfatório, de forma que todas alcancem bons desempenhos. Por isso, estamos buscando envolver as equipes gestoras, seja nas Regionais, nos municípios, ou nas escolas, oferecendo o apoio para pensar projetos e ações não universalistas, mas que cheguem a cada criança, dentro das suas necessidades”, argumenta.
A secretária municipal de educação de Apuiarés, Vanúzia Teixeira, valoriza a oportunidade do encontro, que possibilitou o contato com experiências bem-sucedidas desenvolvidas por gestões municipais apoiadas pelo estado.
“Conhecemos ações realizadas em municípios tais como o nosso, de pequeno porte, o que nos trouxe inspiração para colocá-las em prática, junto com a parceria do estado, fortalecendo nossas ações. Nesse trabalho, todos de mãos dadas, vamos alcançar melhores resultados para a educação de Apuiarés”, projeta.
Gildecarlos Pinheiro enfatiza a necessidade da união de esforços para a promoção de um ambiente escolar acolhedor e propício ao desenvolvimento dos estudantes. “Temos a Seduc e os municípios unidos e focados no processo de ensino e aprendizagem. Quero ressaltar o importante papel que o Governo do Estado do Ceará exerce ao promover essa união dos entes federativos em prol da educação, levando em conta a questão socioemocional no processo da aprendizagem, reconhecendo a importância de se viver em um ambiente confortável para aprender e se sentir bem dentro da escola”, observa.