Educação realiza 1ª Supercopa de Voleibol entre escolas de Teresina

Piaui

13.12.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira (12), a I edição da Supercopa de Voleibol 2023 - esporte educacional, para os alunos Seduc de Teresina, na modalidade vôlei de quadra. O evento esportivo foi realizado das 07h às 13h30, no ginásio poliesportivo do CETI Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), no Centro da cidade.

Vinte e quatro equipes participaram da competição, sendo 12 femininas e 12 masculinas, na categoria 14 a 17 anos. O torneio contou com 300 alunos, divididos em seis equipes, das quatro gerências regionais de Educação de Teresina, em quatro grupos de três equipes na fase classificatória e quatro equipes classificadas para a fase final.

O secretário estadual da Educação, Washington Bandeira, destacou que as práticas esportivas vão continuar fazendo parte da rotina dos alunos Seduc.

“A educação integrada ao esporte potencializa a formação dos nossos jovens, por isso vamos trabalhar para que essas políticas de incentivo às práticas esportivas estejam sempre na rotina dos nossos estudantes, para que eles possam desenvolver suas habilidades e para que a gente possa descobrir talentos e formar atletas de alto rendimento”, comenta o secretário.

Para o supervisor de Educação Física da 21ª GRE, Marcos Petrônio, o evento é uma oportunidade de promover o desenvolvimento dos alunos através do esporte. “É um momento único, uma competição que envolve quatro gerências regionais de Educação que se juntam para promover essa grande festa, de envolvimento dos nossos alunos e de fomento às práticas esportivas”, destaca.

A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, enfatiza que o esporte educacional é uma pauta relevante dentro das escolas Seduc e que deve ser estimulado. “Tudo isso reverbera na aprendizagem, é um momento de protagonismo para os nossos estudantes, uma competição saudável, de intercâmbio entre as escolas, relação interpessoal entre eles, e contribui para a formação e crescimento dos nossos estudantes”, conclui.

A ação teve o objetivo de estimular a participação dos jovens em eventos esportivos, colaborando na construção da formação integral, nos aspectos físico, cognitivo e desportivo, proporcionando o protagonismo juvenil dos estudantes durante as competições. Entre as 24 equipes que participaram do torneio, estão as escolas jurisdicionadas à 20ª, 21ª, 19ª e 4ª Gerência Regional de Educação.