Tocantins
06.05.2025A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta terça e quarta-feira, 6 e 7, o 1º Percurso de Formação Continuada de Formadores da Educação Infantil, voltado para formadores municipais que fazem parte do programa Alfabetiza Mais Tocantins.
Com o tema “A criança como centro do planejamento e do currículo no Tocantins”, o encontro tem como objetivo contribuir para a reflexão crítica e a transformação das práticas pedagógicas, fortalecendo o planejamento docente a partir da escuta atenta à criança e do olhar sensível às suas culturas, direitos e experiências.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios da Seduc, Fancinete Ribeiro Ferreira, destaca que a formação é voltada para os professores das creches e pré-escolas dos 139 municípios do Tocantins. “O objetivo dessa formação é dar a estes professores a base, o conhecimento, para que possam desenvolver nas suas crianças a leitura, a oralidade, o lúdico e dar uma aprendizagem, um conhecimento na sua idade, para que a creche possa ser mais acolhedora e propícia”.
A gerente de Educação Infantil e coordenadora estadual de Formação do programa Alfabetiza Mais Tocantins, Sâmia Carvalho, explica que a formação tem foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no documento curricular da educação infantil e nos cadernos de leitura e escrita na educação infantil (LEEI).
“Vamos focar na formação os direitos que toda criança tem de ser educada e de ser cuidada, além de garantir que o direito do brincar também esteja presente nessa formação, para que essa criança possa usar todo o aprendizado nos seus contextos sociais”, destacou Sâmia Carvalho.
Para a formadora de Araguatins, Meires Nete Lima, a finalidade de participar desse momento é a oportunidade de levar todo o aprendizado para os municípios. “Estou me sentindo muito honrada de participar de um projeto tão grande que vai trazer para nós um resultado tão significativo, que é a transformação das metodologias, das nossas práticas e vivências lá no chão da escola”, ressaltou.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins