Secretaria realiza consulta pública relativa a investimentos na educação

Pará

19.05.2023

Na manhã da última sexta-feira (19), a Secretaria de Educação do Pará (Seduc), realizou a terceira consulta pública do Programa Educação Por Todo o Pará, que prevê a Ampliação e Modernização da Infraestrutura e Oferta Educacional para Garantia do Direito de Aprender no Estado do Pará, por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Voltada para os municípios Alenquer, Igarapé-Açu, Igarapé-Miri, São Domingos do Capim e Soure, a consulta conduzida pelo coordenador do Projetos do BID, Ronaldo Bitar, e pela consultora do BID, na Seduc, Sandra Kassumi, a audiência esclareceu pontos do programa educaionals e colheu informações e sugestões dos participantes, de forma online, que subsidiarão a modelagem final do projeto.

“Fizemos a consulta transmitida pela internet para alcançar aqueles municípios que não conseguimos alcançar nas outras consultas públicas que realizamos. Além de ser uma forma de contribuir para melhorias da infraestrutura das escolas estaduais”, disse Sandra Kassumi, consultora do BID na Seduc. 

A sessão contou com a participação das Escolas Estaduais Profa Dalila Afonso Cunha, Enedina Sampaio Melo, Santo Antônio, Amadeu Burlamaqui Simões, Maroja Neto Sede, Frei Daniel de Samarate, Conego Calado, Prof. Gasparino Batista da Silva e Stella Maris. 
 
A sessão foi a terceira realizada pela Seduc este ano A primeira foi de forma híbrida, em Belém, a segunda foi realizada, em Santarém, para os municípios pertencentes à Região do Baixo Amazonas. 

“O próximo passo agora é desenvolver o projeto, e em seguida começar a verificar os orçamentos que serão destinados para as escolas”, completa a consultora. 

O principal  intuito do Programa é observar os impactos que a construção e as reformas irão ocasionar tanto para o social, como para o meio ambiente. O Programa de Investimentos pretendido com o BID foi estruturado em quatro componentes: Cobertura e Qualidade da Infraestrutura; Práticas de Ensino; Práticas de Gestão e Administração do Programa.

Nas próximas semanas, serão feitas as chamadas públicas com os povos tradicionais, que contempa indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc