Seduc realiza convocações de educadores para o programa Alfabetiza Piauí

Piaui

30.04.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, na quarta-feira (30), duas convocações para alfabetizadores, alfabetizadores tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e monitores voluntários do programa Alfabetiza Piauí. Os candidatos selecionados têm até o dia 02 de maio para apresentar a documentação necessária para a contratação, prevista em edital.

Confira a lista de convocados

4ª convocação

10ª convocação

Ao todo, nove profissionais estão sendo chamados para os municípios de Capitão Gervásio Oliveira, Dirceu Arcoverde, Jacobina do Piauí, Lagoa do Piauí, Parnaíba, Pio IX e Teresina. 

Novas convocações atreladas a novas turmas

A convocação de novos professores para o Programa Alfabetiza Piauí ocorre à medida que mais inscritos são submetidos ao diagnóstico inicial e encaminhados à novas turmas.

Bolsas e benefícios para os alunos

 

Para este ano, cada estudante matriculado no programa irá receber uma bolsa no valor de R$ 800 – paga em 4 parcelas - vinculada à matrícula, frequência e participação nas avaliações. Além disso, a Seduc oferta aos beneficiários transporte escolar gratuito, alimentação e acompanhamento pedagógico.

“O Alfabetiza Piauí é um dos programas mais nobres da Seduc, pois resgata a dignidade àqueles que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem na idade adequada. Nosso propósito é dar mais autonomia para essas pessoas e transformar suas realidades”, lembrou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Meta é ser o estado mais alfabetizado do país

A meta do Governo do Estado é retirar 100 mil piauienses do analfabetismo até o final de 2026 e os resultados começam a ser percebidos: nos últimos dois anos, o Piauí se destacou como o território que mais reduziu as taxas de analfabetismo em todo país, segundo dados do Censo Escolar. O objetivo é fazer do estado o menor índice do país.