Educação realiza formação continuada para profissionais da Educação

Tocantins

07.04.2022

Com o objetivo de aperfeiçoar as rotinas de gestão e promover o fortalecimento do currículo escolar, a Superintendência de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nos dias 7 e 8 de abril, formação on-line voltada para os profissionais da rede estadual: coordenadores pedagógicos, professores coordenadores pedagógicos de área, orientadores educacionais, coordenador de programas e projetos, coordenador de apoio pedagógico e coordenador de curso profissionalizante.

A programação de quinta-feira, 7, detalhou o processo referente ao tema: Coordenação Pedagógica e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Rotina Escolar e Instrumentos Pedagógicos. 

A diretora de gestão da educação Básica da Seduc, Karina Sacramento, ressaltou a importância da rotina escolar e da função do coordenador de área, função criada para atender a implementação do Novo Ensino Médio. “Essa formação vem para dar subsídios aos coordenadores, que por sua vez darão o suporte aos professores na organização do ano letivo, instrumentando as rotinas escolares, que foram extremamente alteradas durante o período da pandemia”, enfatizou.

Conforme a gerente de gestão educacional, Lêda Maria Tomazi, o primeiro dia de formação foi avaliado “com grande satisfação pelos profissionais participantes, pelos direcionamentos dados em relação a revisão do PPP, às três etapas do conselho de classe, ao planejamento coletivo com a utilização dos livros didáticos, e à legislação que assegura a hora/atividade”.

Na sexta-feira, 8, a capacitação tem continuidade com os temas: Possibilidades e Desafios do Currículo Contemporâneo: Adaptação, Flexibilização e Recomposição das Aprendizagens e Avaliação da aprendizagem no Programa Recomeçar. Além de apresentar adaptações curriculares para os estudantes especiais incluídos na classe comum do ensino regular.

“Trataremos da docência, do trabalho colaborativo entre os coordenadores, da adaptação do currículo flexibilizado e vamos abordar a avaliação da aprendizagem, bem como os critérios necessários para esse diagnóstico que impactará significativamente na qualidade do ensino”, enfatizou a diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza.

Odenice Rocha/ Governo do Tocantins