Educação realiza formatura de estudantes Privados de Liberdade da Educação de Jovens e Adultos

Tocantins

18.03.2024

A cerimônia aconteceu na Unidade Penal de Tocantinópolis e contou com a presença de convidados representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Unidade Penal de Tocantinópolis, da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis, e familiares dos formandos.

A diretora do Colégio, Irene Moraes Sousa Alves, relata que é um momento de grande emoção. “Encerrar o ensino médio com uma formatura é reconhecer publicamente o resultado alcançado por meio do desempenho dos estudantes, do trabalho dos professores e de toda a equipe envolvida no processo de ensino e aprendizagem”.

Para o chefe da Unidade Penal de Tocantinópolis e Padrinho da Turma, Diego Ribamar Ferreira Rocha, garantir o direito à educação para os internos da Unidade penal de Tocantinópolis é algo que se deve fazer com muito zelo. “Sabemos que a educação transforma, e cada formatura que realizamos com o esforço conjunto de todos os parceiros nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Gera oportunidade para o interno mudar sua vida e reintegrar a sociedade com dignidade”, pontuou.

A professora da área de Linguagens, Walderisce Santos Silva, compartilha que foi um evento de extrema importância. “Tivemos a oportunidade de vivenciar a conclusão de uma etapa da vida estudantil dos formandos da EJA PPL, relembrando sua trajetória na sala de aula, seus avanços e resultados obtidos  por meio do investimento que fizeram nos estudos. Vibrei ao ver o discurso de cada concluinte retratando a relevância das aulas para o seu progresso e futuro”.

O estudante do 3º Segmento, E.S.L.P., declarou que está muito feliz, pois foi uma fase muito importante para sua vida, e agora, após concluir os estudos, pode realizar seu sonho de ingressar numa faculdade. Já o estudante R.N.S.J. conta que se sentiu lisonjeado com a formatura, pois quando estava em liberdade, levava uma vida que não lhe permitiria essa oportunidade, e agora já está cursando a faculdade de Química e sonha oferecer um futuro melhor para sua filha.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins