Secretaria realiza III Encontro Orientativo do Projeto de Recomposição da Aprendizagem

Piaui

11.12.2023

Seguindo a meta do governador Rafael Fonteles e do secretário da Educação, Washington Bandeira, de elevar o Piauí ao posto de melhor educação pública do Brasil, o Projeto de Recomposição da Aprendizagem foi construído por meio de uma verdadeira força-tarefa dos gestores e demais profissionais da Educação do Estado do Piauí. 

Na manhã desta segunda-feira (11), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu o III Encontro Orientativo do Projeto de Recomposição da Aprendizagem. O evento aconteceu no Centro de Eventos Sucesso, no centro de Teresina. 

O evento contou com uma programação variada, com palestras e momentos de diálogo para troca de experiências entre os gestores. “Com esse trabalho, nós temos certeza de que o salto da educação do Piauí vai ser visto pelo Brasil todo. E contamos com a colaboração e o empenho de todos e todas para que isso chegue às escolas. Paulo Freire falava que a nossa prática é de ação, reflexão e ação, e esse encontro é para isso. Nós agimos e esse é o momento de refletir sobre essa prática, ver como podemos melhorar cada vez mais”, destacou a superintendente de Ensino, Viviane Faria, durante o seu discurso. Ao longo do ano de 2023, foram realizadas atividades, como as formações e os encontros, com foco em capacitar professores e gestores para aumentar a capacidade de aprendizagem dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. 

O professor e consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Danilo de Melo Souza, ofereceu seu apoio na execução do Projeto de Recomposição da Aprendizagem. “A Seduc vem realizando uma série de atividades de vanguarda, construindo uma agenda muito focada na aprendizagem dos seus estudantes. Isso reforça o compromisso do nosso secretário Washington Bandeira e nosso governador Rafael Fonteles com um Piauí com mais educação e mais alfabetizado, que é o desejo de todos nós”, relatou.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o projeto veio para reforçar, fortalecer e, acima de tudo, evitar a evasão escolar. “E, ao fim, essa é nossa grande missão de recuperar, cuidar, salvar e transformar vidas. Por isso que esse é um projeto tão importante. Por isso que o seu lançamento veio no início da gestão junto com outros projetos tão importantes e que também são prioridades na nossa gestão, como a universalização do Tempo Integral e a expansão do Ensino Profissional integrado ao Ensino de Tempo Integral”, afirmou Washington Bandeira, que reconheceu ainda o trabalho de todos e agradeceu o sucesso da iniciativa. 

Durante seu discurso, o gestor da pasta de Educação aproveitou para divulgar uma prévia do resultado do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). “Nós recebemos o resultado do Saepi, uma prévia, ainda estão terminando de consolidar, ainda falta o 2º ano do Ensino Fundamental, e nós tivemos o maior resultado da história em matemática. Nós teremos, se Deus quiser e Ele há de querer, o maior resultado do Saeb da história. Não há transformação social que não se inicie por meio da educação”, concluiu o secretário Washington Bandeira.