Educação realiza live sobre alimentos ultraprocessados

Alagoas

10.11.2021

O que são alimentos ultraprocessados e o porquê do Programa Nacional de Nutrição Escolar (PNAE) restringir o acesso a eles são os assuntos da live realizada hoje (09), às 15h, pela Secretaria da Educação de Alagoas em parceria com a FIAN Brasil, Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas.  A ação é destinada aos gestores escolares, técnicos de acompanhamento de gestão, manipuladores de alimentos e, pela primeira vez, aos cantineiros escolares será no canal da Seduc-AL no endereço youtube.com/EducaçãoAlagoas. 

“Visamos construir uma narrativa de oferta de alimentos mais saudáveis nas escolas. Com o Programa Mais Merenda, o cardápio das nossas unidades passou a ter uma variedade de refeições ricas nutricionalmente e queremos trazer todos os atores envolvidos com alimentação escolar, seja através das merendas ou nas cantinas, para juntos trabalharmos no mesmo sentido: obter uma oferta de alimentos mais nutritivos. Essa live direciona e dá embasamento para entender o porquê da limitação do consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados para os nossos estudantes”, explica a supervisora de projetos do Núcleo de Nutrição Escolar da Seduc e mediadora da live, Raquel Vasconcelos.

No contexto de volta às aulas 100% presenciais, torna-se ainda mais necessário compreender quais são as consequências do consumo elevado de industrializados, em especial, para as nossas crianças e adolescentes. Para esclarecer quais são os riscos à saúde e como o PNAE trata o assunto. Este evento online contará com a participação da professora e pesquisadora Daniela Canella, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP).

Legenda da foto: Evento online contará com a participação de técnicos da Seduc e especialistas das Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de São Paulo (USP).