Educação do Ceará realiza Seminário sobre escola plural e acolhedora

Ceará

11.01.2024

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta quinta-feira (11), a partir das 8 horas, o Seminário da Educação Básica no Ceará: por uma escola plural e acolhedora.O encontro, que acontece no Centro de Eventos, terá a presença da secretária Eliana Estrela e reunirá secretários municipais, gerentes municipais do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic Integral), orientadores e coordenadores regionais da Capital e do Interior.

O seminário propõe um debate com temáticas pertinentes à reflexão sobre a efetivação de ações que promovam, dentro do ambiente escolar, práticas acolhedoras e que respeitem a pluralidade dos atores pertencentes a essa comunidade.

Constituído de três momentos distintos, o evento contará com a palestra de abertura “Liderança educacional e uma escola transformadora”, do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, enquanto para o segundo, estão programadas palestras distintas, em quatro mesas de discussões: Escola Acolhedora; Liderança pedagógica e garantia do direito à aprendizagem; A escola como espaço de promoção da Educação Integral, além de Família e Escola: por uma educação infantil que acolha as infâncias plurais. Para encerrar, haverá a palestra “A relação entre segurança e ensino-aprendizagem para a construção de uma educação equitativa”, com Carol Campos, do Vozes da Educação.

As conversas irão abranger os desafios que a educação cearense vem atravessando durante esse momento pós-pandemia, com o intuito de ampliar o diálogo e buscar caminhos para a promoção de uma Educação Básica significativa para as crianças e os jovens do Ceará.

O Seminário da Educação Básica do Ceará é uma promoção da Seduc, por intermédio das Secretarias Executivas de Cooperação com os Municípios, de Ensino Médio e Profissional e de Equidade e Direitos Humanos.

A iniciativa conta com as parcerias do Instituto Unibanco (IU), Instituto Gesto/Vetor Brasil, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), Instituto Ayrton Senna (IAS), Instituto Sonho Grande, United Way Brasil (UWB), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Instituto + Stimullus, Associação Bem Comum e Vozes da Educação.

Essa ação se insere no percurso de continuidade e evolução da educação pública de qualidade, com a compreensão de que cada estudante é um ser integral.

Serviço: Seminário da Educação Básica no Ceará: por uma escola plural e acolhedora
Quando: 11.01.2024
Hora: das 8 às 17 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Salão Jericoacoara
Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza

10.01.2024
Assessoria de Comunicação da Seduc