Seduc recebe reconhecimento por fomento à agricultura familiar

Alagoas

27.12.2022

Ana Paula Lins / Ascom Seduc
 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi premiada na quinta-feira (22) com a Comenda Silvânio Barbosa, concedida pela Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA), pela sua atuação no fomento à agricultura familiar e ao Programa do Leite. A Seduc foi representada pela nutricionista Raquel Vasconcelos, técnica responsável pela alimentação escolar.

Em agosto deste ano, a Seduc promoveu Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar por meio de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para utilização na alimentação dos alunos da rede estadual de ensino. A medida atende a Resolução/CD/FNDE nº 06, de 8 de maio de 2020,  que prevê que, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo PNAE sejam usados para compra de itens da agricultura familiar/pequenos empreendedores rurais.

Raquel disse que se sente honrada em receber a comenda em nome do núcleo de nutrição da Seduc e falou que a parceria com os agricultores familiares é essencial para o estímulo a hábitos alimentares mais saudáveis entre os estudantes da rede estadual de ensino.

“Pela primeira vez construímos uma chamada pública para a compra de gêneros da agricultura familiar para a nossa merenda por meio do PNAE e também do Programa de Aquisição de Alimentos , o PAA. Dessa forma, atendemos a uma demanda de nosso estudante por uma alimentação mais nutritiva e atraente e injetamos recursos entre os pequenos produtores rurais de nosso estado. Além disso,  também incentivamos o desenvolvimento de hábitos alimentares regionalizados e que refletem a realidade dos nossos alunos”, destacou.

Ela lembrou ainda que a chamada pública é uma das ações do Programa Mais Merenda, no qual o Estado, por meio da Seduc, triplicou o valor do repasse complementar ao PNAE para a merenda com recursos do Tesouro Estadual.

“A chamada pública já reflete positivamente na economia local, fortalecendo a identidade da comunidade escolar. Temos casos de professores que também são agricultores familiares e estão participando da chamada como também alunos que, na escola, estão se alimentando dos gêneros alimentícios que seus pais cultivaram”, contou.