Educação reforça campanha de prevenção à violência “Todo dia é 18 de maio”

Alagoas

16.05.2023

A prevenção à violência contra crianças e adolescentes também pauta a comunidade escolar, que se mobiliza para, junto ao poder público, aprimorar a rede de apoio às vítimas. Nesse sentido, a Rede de Atenção às Violências (RAV) lançou, nesta sexta-feira (12), no Tribunal de Justiça de Alagoas, a campanha “Todo dia é 18 de maio”, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

E a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios (Sedecom), participa ativamente da campanha, desenvolvendo formações com o objetivo de conscientizar estudantes e professores sobre a importância do tema, dentro e fora da sala de aula.

O secretário executivo de Desenvolvimento da Educação, Daniel Marinho, destacou o alcance da iniciativa, que promete aprimorar as rotinas de acolhimento dos alunos da rede estadual.

“Trabalhar o combate à violência contra crianças e adolescentes têm sido cada vez mais pleiteado. E isso não deve se resumir a ações pontuais. Precisamos executar ações que demandam tempo e uma articulação entre vários agentes. No nosso caso, os professores mentores e os coordenadores pedagógicos estarão diretamente envolvidos, para que possamos construir projetos exitosos em nossas escolas”, pontuou.

Desde 2018, Alagoas dispõe de sua própria rede de prevenção e combate às violências. Este ano, a rede foi ampliada de modo a contemplar não apenas as vítimas de violência sexual, atendendo também toda a população em situação de vulnerabilidade identificada pelas secretarias de Estado e pelos órgãos de controle.

Membro titular do comitê gestor, Pedro Santos também participou do lançamento, salientando a representatividade desta junção de esforços voltada às vítimas de violência. “O comitê é a consolidação do plano de ação intersetorial, unindo tanto entidades que representam o lado governamental, como também a sociedade civil organizada. Em resumo, ele pensa as políticas públicas próprias para pessoas vulneráveis, avaliando também como uma política pode complementar a outra”, explicou.

As ações de proteção e suporte à criança e ao adolescente serão realizadas durante todo o ano, e não apenas por ocasião do Maio Laranja - mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes -, como reforça a superintendente da Escola de Governo da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Emmanuelle Trindade.

“A prevenção à violência é fundamental o ano todo. A campanha “Todo dia é 18 de Maio” fez-se necessária para o acolhimento desses jovens, e também para que o governo desenvolva cada vez mais capacitações visando ao combate à violência”, afirmou.

Sobre a RAV

Instituída por meio de decreto governamental, a Rede de Atenção às Violências tem por finalidade estruturar, de forma descentralizada, ações intersetoriais de prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis em todo o estado, considerando, além de crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pretos, pessoas com deficiências, povos e comunidades tradicionais, população LGBTQIA+ e população em situação de rua.

Rafaella Ramos / Ascom Seduc