Seduc/ SE e instituições parceiras lançam guia de auxílio aos professores dos anos iniciais no planejamento em sala de aula

Sergipe

27.08.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Estado e da Cultura (Seduc), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e Instituto Paramitas, lançou na manhã desta quinta-feira, 26, o Guia de Integração de Programas. O documento estará disponível no Portal Estude em Casa (https://www.seduc.se.gov.br/estudeemcasa/#/) e foi construído com base no Currículo Priorizado, atendendo às necessidades dos educadores de articular os projetos das escolas onde atuam, trazendo materiais que darão clareza para a construção de planos de aula para as suas respectivas turmas de forma objetiva.

O lançamento foi realizado em um encontro virtual com a presença do secretário da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e representantes das instituições parceiras. “O Guia é um material de apoio aos educadores, construído a muitas mãos, nessa belíssima parceria, com o objetivo de facilitar o trabalho dos professores na construção dos planos de aula para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando os projetos existentes na escola. Os educadores encontrarão suporte para interligar os projetos adotados pela Seduc, para os anos iniciais, e associá-los de forma simples e aplicável para as suas turmas”, disse o secretário Josué Modesto.

A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima, destacou que a parceria com a Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas tem fortalecido a ampliação do acesso aos estudos das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, tanto da rede estadual quanto das redes municipais. Ela explica que o guia traz como diferencial a integração das atividades do Programa Aula Digital, do Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital, com as atividades e suporte pedagógico que estão disponíveis no portal e aplicativo Estude em Casa, além das videoaulas, linkadas com o Programa Alfabetizar pra Valer e o Aprova Brasil, tudo isso tendo como base o Currículo de Sergipe Priorizado.

“Temos hoje um suporte pedagógico em que o professor pode fazer o seu planejamento e executá-lo. Ele terá neste guia as habilidades e os objetos do conhecimento linkados com as atividades que estão disponíveis no Portal Estude em Casa, que poderão ajudá-los no processo de ensino e aprendizagem. Essa parceria superou as nossas expectativas, com esse apoio que vem para todas as nossas escolas desenvolverem as suas atividades, assegurando o que é essencial em termos de habilidades e competências para serem desenvolvidas por nossos estudantes.

A coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc (SEF), professora Kelly Araújo Valença Oliveira, afirmou que o guia apresentado é de grande relevância para os professores dos anos iniciais. “Ele é uma análise comparativa de todos os programas e projetos desenvolvidos pela Seduc nas escolas que atendem aos anos iniciais. Esse guia auxilia diretamente o professor no seu planejamento, já que faz uma congruência com o Currículo de Sergipe Priorizado, as habilidades desse currículo destacadas na Plataforma ProFuturo e a congruência dessas habilidades com outras ações, como o Programa Alfabetizar pra Valer, Projeto Aprova Brasil e o Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital”, declarou

Apresentação

Durante a apresentação, a presidente do Instituto Paramitas, Claudia Regina Stippe Rodrigues, destacou a importância desse trabalho feito a muitas mãos. “Como trabalhamos com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, integramos os programas que mais tinham sinergia com os professores dessas turmas. Esse é mais um material disponível para esses educadores, a fim de que possam ter subsídios na jornada que estão desenvolvendo”, declarou.

Ela anunciou ainda a realização da 2ª edição do Amostre-se, evento de valorização das ações realizadas nas escolas que compõem o Projeto Aula Digital em Sergipe, reunindo práticas exitosas, concretizadas por meio das formações ofertadas. O evento acontecerá no dia 20 de outubro, das 17h30 às 20h, no formato online, e terá como tema “Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital e muito mais”.

Cláudia Stippe falou ainda da retomada do “Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital”, no período de 11 de outubro a 26 de novembro, que trará 120 aulas em formato de desenho animado na TV Estude em Casa.

A representante da Fundação Telefônica Vivo, Renata Salomé, agradeceu ao secretário pela disponibilidade, parceria e confiança. “É muito importante esse momento de entrega, que dará mais autonomia à secretaria, às escolas e aos educadores, para que consigam dar continuidade aos seus trabalhos. Queremos inspirá-los dentro da nossa expertise para que consigam caminhar com as ideias que trazemos. Isso significa que estamos olhando para outras ações que estão ocorrendo dentro da Seduc, podendo assim potencializar os resultados”, disse.

O encontro contou ainda com a participação de Nilton Rodrigues, diretor do Instituto Paramitas, e Renata Mandelbaum Altman, gerente de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo.

Guia de Integração de Programas

No Guia de Integração de Programas são apresentados os componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Em cada um deles são indicadas as Práticas Pedagógicas/Eixo, Objeto do conhecimento, Habilidades da Base Nacional Comum Curricular, que também são apresentadas no Currículo Priorizado e os programas que fazem parte do processo educativo da escola, como: o Aula Digital, Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital, Alfabetizar pra Valer e Aprova Brasil.

Assim, a Seduc, Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas têm como objetivo fazer com que os educadores façam bom uso desse material e possam potencializar o processo educativo dos seus alunos nas escolas públicas sergipanas.