Seduc/ SE inicia formação continuada do Programa Sergipe na Idade Certa

Correção de Fluxo na Idade Certa

30.08.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) promoveu na última sexta-feira, 27, a conferência de abertura da formação continuada do Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar - Sergipe na Idade Certa (ProSIC), transmitida no YouTube Educação Sergipe. Na oportunidade foram apresentadas a proposta pedagógica do curso, metodologia, dados referentes à evolução do programa, entre outros aspectos que irão conduzir os professores da rede estadual ao aperfeiçoamento de sua atuação em turmas de correção de fluxo. 

O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, fez a abertura do evento e destacou os desafios para combater o fracasso escolar. “Resgatar e construir uma trajetória de sucesso é o propósito do ProSIC. Ele é fundamental não apenas para resgatar as crianças e jovens a fim de que eles construam suas trajetórias, mas também para ampliar o acesso dos estudantes ao ensino médio, porque com essa defasagem é muito difícil ampliar a pontuação de quase metade dos jovens que estão fora da escola. Esse é um desafio que exige tempo, dedicação, compreensão dos nossos professores, das nossas comunidades escolares, engajamento das famílias; e é por esta razão que a Seduc abraçou com muito entusiasmo essa missão”, completou Modesto.

Falando sobre o programa, a diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, ressalta que a proposta “foi construída com nossas escolas, nossas diretorias regionais de educação (DREs), professores e gestores escolares, por meio da escuta, com o diagnóstico, procurando compreender de que forma seria a melhor organização para atender à realidade de Sergipe, desde que a gente tivesse também esse olhar específico por nossos territórios. Isso foi construído com essa parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que trouxe junto o Instituto Avisa Lá, a Comunidade Cedac e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, parceiros que puderam engrandecer muito a nossa proposta”.

A consultora educacional do Unicef, Erondina Barbosa, explica que o programa se constrói a partir das recomendações da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, “uma iniciativa que tem por objetivo apoiar as redes municipais e estaduais no enfrentamento à cultura de fracasso escolar. Para chegar até aqui, a gente percorreu um longo caminho, e ao falar com o povo e professores de Sergipe, passa um filme na minha cabeça, porque nós chegamos em 2019 e de lá para cá, fizemos muitas coisas juntas que culminaram com o projeto sendo aprovado nesse mesmo ano”, lembrou ela, ao detalhar a continuação do processo durante a pandemia.

Formação Continuada

Dando prosseguimento à abertura dos trabalhos, o coordenador de formação do ProSIC, professor Everton Pessan, informou que a metodologia de formação continuada do programa será desenvolvida a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Seduc), e organizada em dois módulos, com carga horária de 40 horas, e com encontros síncronos e com a previsão de atividades assíncronas. Na plataforma, o cursista terá acesso a leituras, poderá resolver atividades e emitir os certificados, nos termos da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor).

Ainda faz parte do planejamento formativo a realização de mesas-redondas, que versarão sobre o ensino híbrido e metodologias ativas, por meio do YouTube; oficinas de estratégias de avaliação para uma trajetória de sucesso escolar, via plataforma Zoom; e seminário docente, que acontecerá ao fim do evento, com caráter de mesa-redonda, e que contará com a participação de professores e estudantes oriundos do programa, os quais relatarão suas vivências. O percurso da formação se dará do mês de agosto e irá até dezembro. 

O Programa Sergipe na Idade Certa é coordenado pelo DED da Educação Estadual, por meio do Serviço de Ensino Fundamental (SEF). Os professores que tiverem eventuais dúvidas podem entrar em contato com a coordenação do programa: (79) 3179-3232 (gabinete DED), ou nos seguintes ramais: 3350 / 3351 (SEF), ou pelo email: sergipenaidadecertaco@gmail.com.