Representantes discutem projeto sobre igualdade de gênero

Piaui

16.03.2023

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria das Mulheres e Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) reuniram-se nesta quinta-feira (16), para alinhar detalhes de um projeto sobre igualdade de gênero nas escolas. Intitulado “Ei mermã, vamos nas escolas”, o projeto terá seu piloto aplicado no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, localizado em Teresina, e replicado nas outras escolas de tempo integral do Piauí.

Ianara Evangelista, diretora institucional e ações temáticas da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí, destaca que esse projeto pretende qualificar docentes e o corpo técnico das escolas em torno da pauta de gênero.

“Queremos falar sobre desigualdade de gênero, relações de poder, violência contra as mulheres, masculinidade tóxica. Hoje é a continuidade de uma conversa que já tivemos em um primeiro momento com o secretário de educação Washington Bandeira, onde foi muito positivo. Então, alinhamos um projeto piloto pensando na realidade das escolas, com dois sábados letivos envolvendo o corpo técnico e docente, para que ele atue diretamente com os estudantes, isso já no próximo mês”, revela a diretora.

A superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, explica que a Secretaria desenvolve e acolhe ações em prol da igualdade de gênero. “Estamos construindo um plano de ação para executar esse projeto-piloto no CETI Didácio Silva e ampliar para o interior do estado chegando às 96 escolas de tempo integral do Piauí”, conclui.