Educação abre campanha para escolas formarem novas turmas para o Reforço Escolar

Minas Gerais

11.07.2023

A mãe, Eliza Candeo Cordeiro, acorda cedo o estudante Arthur Guilherme, de 11 anos, para ir à Escola Estadual João Rezende, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O garoto está no 6° ano do ensino fundamental, no turno da tarde, mas frequenta a escola também no período da manhã para as aulas de reforço escolar. Segundo ela, ele vai animado e já apresentou melhoras significativas no desempenho escolar. Arthur faz parte das ações de fortalecimento das aprendizagens realizadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que, agora, prevê a 2ª entrada de estudantes no Reforço Escolar. As unidades de ensino de toda a rede têm até 17 de julho para confirmar as novas turmas. 

A SEE ressalta a importância da adesão das famílias, pois é necessária a autorização escrita dos pais, para que as crianças e adolescentes possam participar. O início das aulas da 2ª entrada do Reforço Escolar será em 1° de agosto. 

A lista de estudantes indicados para a 2ª entrada do Reforço Escolar é composta por estudantes  que obtiveram rendimentos inferiores a 60% em três ou mais componentes curriculares no 1º bimestre de 2023. 

“Arthur faz questão de ir ao reforço escolar. No dia anterior até dorme mais cedo. Estamos muito satisfeitos com o resultado. Ele desenvolveu não só os conteúdos de Português e Matemática como até a letra que antes era muito feia, melhorou. Vou mantê-lo enturmado porque ele mesmo viu o quanto foi bom e quer continuar”, conta a satisfeita mãe, Eliza. 

A estudante do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual  ngelo de Miranda, de Serra Azul de Minas, pertencente à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Diamantina, Loislane Martins da Cruz, de 16 anos, segue frequentando as aulas do reforço escolar. “Eu tenho muita dificuldade em Matemática. Entrei com nota 15 e agora, após esses meses de aulas, fechei o bimestre com 22. Sempre falo para os colegas como está sendo bom pra mim até para incentivá-los a frequentar também”, conta a estudante que também pretende se manter enturmada. 

Metodologias diferenciadas 

O Reforço Escolar é um projeto de aprendizagem e utiliza o plano de curso da SEE/MG como Matriz de Referência. Os professores do reforço escolar da primeira e da segunda entrada irão, neste terceiro bimestre, trabalhar as habilidades previstas para o 1º e 2º bimestre. 

O professor planeja as aulas do Reforço Escolar utilizando metodologias diferenciadas, com o objetivo de serem trabalhadas com os estudantes que não consolidaram as habilidades e competências para o seu ano de escolaridade. Além de pensar estratégias metodológicas que possam atender aos estudantes com diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem. A utilização das metodologias ativas é essencial, pois torna o processo de aprendizagem mais dinâmico, contextualizado e colaborativo.