Pernambuco
25.09.2026
A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) realizou, nesta quinta-feira (24), o Ciclo Formativo em Educação Física, no município de Petrolina, no Sertão do estado. A formação reuniu aproximadamente 150 profissionais de Educação Física da rede estadual com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e a gestão do esporte escolar, considerando as diferentes realidades das unidades de ensino. A iniciativa contou com a parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e foi realizada no Complexo Educacional, Esportivo e Cidadão de Petrolina.
“Essa iniciativa é fruto de uma parceria que a Secretaria da Educação estabeleceu com o Comitê Paralímpico Brasileiro. O nosso objetivo é investir cada vez mais nas ações voltadas ao paradesporto e na formação de professores, porque entendemos que começar no processo de formação é o que vai fazer com que os resultados sejam melhores e que os índices sejam mais exitosos. É desta forma que vamos entregar uma educação esportiva de forma integral para os alunos da nossa rede estadual”, destacou o secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes
A programação foi composta por palestras, rodas de diálogo e atividades práticas voltadas ao aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Educação Física nas escolas. Entre os temas abordados estiveram a inclusão de estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA), o esporte paralímpico e as possibilidades de utilização do atletismo como ferramenta pedagógica.
Entre os palestrantes estava o professor e doutor André Schliemann, colaborador do Programa Educação Paralímpica do CPB, que trouxe orientações sobre o atendimento a estudantes com autismo. Durante a formação, ele destacou a importância de adaptar as estratégias pedagógicas para garantir a participação dos estudantes. “Não é procurar o problema na criança, é verificar o que eu posso alterar na minha estratégia, o que eu posso adaptar na minha aula para que essa criança consiga participar como qualquer outra criança. É aí que está a verdadeira inclusão”, ressaltou.
Emiliana Moreira é professora de Educação Física da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Clementino Coelho, localizada em Petrolina, e participou da formação destacando a importância da inclusão nas aulas e do conhecimento adquirido pelos profissionais para adaptar as práticas às necessidades dos estudantes. Para ela, o encontro representa uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e levar novas estratégias para o cotidiano escolar.
“Compreender o paradesporto também é compreender o processo de inclusão. Incluir é fazer com que o aluno se sinta parte e integrante da sala de aula. Tudo o que foi aprendido aqui sobre a neuroplasticidade, os movimentos, o entendimento sobre cada deficiência, vai fazendo com que eu leve para a minha escola um conhecimento mais amplo e consiga trabalhar de forma mais lúdica, adaptada e inclusiva com alunos”, ressaltou.
Quem também participou da formação foi Rosicleide Barbosa, professora do Complexo Educacional, Esportivo e Cidadão de Petrolina. Para ela, o encontro contribuiu para a atualização dos profissionais que atuam no espaço. “É um momento muito importante para o nosso crescimento profissional. As informações são muito pertinentes e vão contribuir para o nosso trabalho com os alunos, especialmente com aqueles que precisam de um atendimento mais inclusivo”, afirmou.
O Ciclo Formativo em Educação Física terá continuidade no dia 1º de outubro, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A nova etapa dará sequência às ações de formação promovidas pela SEE, ampliando o debate sobre Educação Física, esporte educacional e inclusão entre os profissionais da rede estadual.
Fotos: Daniel Hardman/SEE