Seed lança Censo Escolar 2026 e destaca impacto dos dados em investimentos na educação

Roraima

27.05.2026

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) lançou, nesta quarta-feira, 27, o Censo Escolar 2026 em Roraima. A principal pesquisa estatística da educação básica no país reúne informações sobre o sistema educacional e serve de base para políticas públicas, distribuição de recursos e planejamento estratégico. O Censo Escolar da Educação Básica inicia hoje em todo o Brasil. 

O lançamento foi realizado no auditório da Seed e reuniu gestores e secretários escolares, técnicos do Censo, servidores da Secretaria e autoridades estaduais. A coleta de dados da primeira etapa começou nesta quarta-feira e seguirá até 31 de julho de 2026. 

Durante a abertura, a secretária de Educação e Desporto, Ana Célia Paz, destacou a responsabilidade das escolas no preenchimento das informações e o impacto direto dos dados no planejamento da rede estadual. 

“Os dados que as escolas inserirem vão definir o planejamento e os investimentos da educação em Roraima. Confio no trabalho dos nossos técnicos e secretários escolares para cumprirem o prazo e preencher tudo corretamente”, ressaltou. 

Coordenado nacionalmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Censo Escolar orienta programas de financiamento, assistência educacional e construção de indicadores, além de apoiar gestores na definição de investimentos e ações. 

A programação incluiu apresentações técnicas sobre auditoria e controle da rede de ensino, desafios da coleta de dados em Roraima, além de orientações sobre legislação, prazos e uso do Sistema Educacenso. 

A gerente da GAIE (Gerência de Avaliação e Informação Educacional), Ihana Ambrósio, ressaltou a importância do trabalho integrado entre Estado, municípios e unidades escolares. 

“Cada informação preenchida corretamente fortalece a educação e dá mais segurança ao planejamento da nossa rede. Seguimos avançando graças ao compromisso coletivo entre Estado, municípios, gestores escolares, secretários e a equipe técnica do Censo Escolar”, explicou. 

O técnico do Censo Escolar, Kelson da Luz Oliveira, reforçou que as informações coletadas também influenciam indicadores educacionais. 

“No final do ano, precisamos informar no Censo o que aconteceu com cada aluno matriculado: se foi aprovado, reprovado ou se abandonou os estudos. Essa informação define as taxas de rendimento da escola e impacta diretamente no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, destacou. 

Próximas etapas 

Na primeira etapa, as escolas deverão informar dados sobre matrículas, turmas, profissionais da educação e infraestrutura das unidades de ensino. Os dados serão utilizados no cálculo dos coeficientes de distribuição do Fundeb, serão encaminhados ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em dezembro. 

A segunda etapa do Censo Escolar, denominada “Situação do Aluno”, ocorrerá entre fevereiro e março de 2027 e reunirá informações sobre aprovação, reprovação, abandono e transferência escolar. Os resultados finais do levantamento estão previstos para divulgação em maio de 2027. 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed