Seed-PR oferece oficinas a mil professores do programa Formadores em Ação

Formação de Professores

18.05.2021

Nestas terça (18) e quinta-feira (20), a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) promove oficinas destinadas a 1,2 mil professores formadores — profissionais que vão atuar no projeto Formadores em Ação, ministrando cursos para outros educadores do estado. Os temas abordados nas oficinas desta semana são “Liderança e Gestão do Tempo”, “Premissas e Ética Profissional”, “Princípios de Tutoria” e “Metodologias Ativas”.

“Uma das metas do professor formador é ajudar os professores da rede estadual a usar metodologias ativas, para que as aulas sejam interativas, com bastante troca”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder. “As oficinas vão fornecer recursos para os nossos formadores, que vão compartilhá-los com profissionais de todo o Paraná.”

Equipes da Seed-PR, dos departamentos de Programas para a Educação Básica e de Acompanhamento Pedagógico ministrarão as oficinas, respectivamente, para os professores e pedagogos. Participam delas 1.273 educadores, incluindo 890 que já atuam no Formadores em Ação e 383 que estão credenciados e atuarão no programa futuramente. 

A abertura acontece nesta terça-feira, às 18h30, com uma fala do Diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda.

Formadores em Ação — Desde julho de 2020, a Seed-PR promove o grupo de estudos Formadores em Ação, que consiste em um curso ministrado por professores e destinado, também, aos docentes. A proposta é usar tecnologia e metodologias educacionais ativas para aprimorar práticas pedagógicas. Os cursos são específicos para cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular.

A professora Léia Desplanches dos Santos, que ensina Ciências e Matemática no município de Cerro Azul, participou do Formadores em Ação e conta que o curso a auxiliou a utilizar novas ferramentas em suas aulas. “Foi um aprendizado incrível. Confesso que no início do curso fiquei um pouco apreensiva devido ao uso das mídias tecnológicas no formato da educação remota. Mas, a partir do primeiro encontro, já me senti muito bem recebida pela tutora e isso contribuiu muito para que eu pudesse superar as expectativas quanto ao aprendizado”, comenta. “Hoje, posso dizer que a partir desse curso serei uma outra professora. É maravilhoso saber que estou no caminho certo.”