Educação do Rio de Janeiro realiza força-tarefa para ajudar vítimas das chuvas no estado

Rio de Janeiro

17.01.2024

Após as chuvas torrenciais que caíram no fim de semana no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) está arrecadando itens básicos e alimentos para doações às vítimas das enchentes em todo o estado, além de ceder 36 escolas da rede estadual para abrigarem os desalojados. As regiões mais afetadas foram os bairros da Zona Norte e municípios da Baixada Fluminense. As doações podem ser entregues diretamente nos colégios e nas sedes das Diretorias Regionais Administrativas da Seeduc. 

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, acompanhou a situação de perto em Duque de Caxias, um dos municípios mais afetados da Baixada, onde muitas famílias perderam todos os seus pertences e ficaram sem suas casas após o temporal. Ela esteve em várias escolas, como na Escola Estadual Assis Chateaubriand, no bairro Cidade dos Meninos, onde aproximadamente 50 pessoas estão abrigadas. 

– Hoje é dia de continuar o processo de acolhimento que estamos fazendo, desde segunda-feira, nas escolas estaduais que receberam desabrigados e desalojados, vitimados pelas fortes chuvas que caíram no estado. Estamos todos muito envolvidos em receber a população, ao lado das secretarias de Assistência Social dos municípios e da nossa Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Não estamos medindo esforços, até que a situação seja totalmente controlada – afirmou a secretária Roberta. 

A Seeduc montou uma força-tarefa para ajudar as vítimas. Uma campanha está arrecadando água potável, roupas, produtos de higiene e de limpeza, cestas básicas, além de colchões e colchonetes. 

– Nesta hora, todos temos que nos unir em prol de algo muito maior, que é ajudar estas pessoas que mais precisam. A Secretaria de Estado de Educação não medirá esforços para minimizar a dor e contribuir para que estas pessoas possam reconstruir suas vidas – concluiu a secretária.  

 Fotos: Sandra Barros – Seeduc-RJ