Secretaria do Rio de Janeiro lança a primeira Universidade Corporativa da Educação

Rio de Janeiro

01.07.2022

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação, promoveu, nesta quarta-feira, dia 29 de junho, na sede da Seeduc-Rj, o lançamento da UniverSeeduc - Universidade Corporativa da Educação, primeira universidade do Estado para a educação.  A instituição vai viabilizar, em todo o estado, cursos de extensão e pós-graduação em 15 polos avançados de formação. A iniciativa visa inovar e fomentar a gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional e tem como objetivo alcançar até 62 mil servidores da educação.

– Essa é uma grande conquista para os profissionais da educação. Ter uma universidade corporativa da Educação pública, voltada para atender os servidores, é uma oportunidade para que professores e funcionários possam se especializar na carreira e receber certificação com a chancela da própria UniverSeeduc – destaca o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

Além dos cursos de formação, a UniverSeeduc vai desenvolver vários  projetos como o “Prata de Casa”, a criação do grupo de pesquisa “Observatório do Cotidiano Escolar” e o lançamento da “Revista PublicAções”, entre outros.

O projeto Prata da Casa vai oportunizar o aproveitamento da experiência e conhecimento dos educadores da rede estadual de ensino – ativos e inativos – que vão promover cursos e palestras para os servidores. No Observatório do Cotidiano serão desenvolvidos processos de pesquisas que irão trabalhar as demandas das escolas da rede, identificando questões e apresentando soluções. A divulgação da produção científica dos profissionais da educação também já tem seu espaço: a Revista PublicAções dará visibilidade aos trabalhos dos educadores.

Posse do Conselho Consultivo

Parte da cerimônia foi dedicada à posse dos integrantes do Conselho Consultivo da UniverSeeduc, constituído por representantes de instituições públicas e privadas da Educação: Alexandre dos Reis, do Senai/Firjan; Angélica Fonseca da Silva Dias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ; Lincoln Tavares Silva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ; Luís  Roberto Arruda, da Fundação Getúlio Vargas; Sérgio  Ribeiro, do Senac/Rio; Teresa Pimentel, da Associação dos Diretores de Escolas Públicas do Estado do RJ- ADERJ; e Viviane C. Antunes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ.

Seminário

Nesse mesmo dia, a universidade realizou o seminário “Questões acadêmicas institucionais: autoria, identidade, formação de professores” com a participação de vários profissionais da educação e membros do Conselho Consultivo da UniverSeeduc sobre temas como a importância da formação de/para professores  e da inclusão nas universidades, como exemplo.

Palestra

A cerimônia de lançamento contou também com a palestra de Richard Uchoa, fundador e CEO da Leo Learning Brasil, sobre “A Revolução da Aprendizagem”.