Seeduc-RJ promove mais uma etapa do Sarau Literário em São Gonçalo

Rio de Janeiro

04.08.2025

Uma iniciativa repleta de cultura, em uma imersão no universo dos livros. A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) está realizando uma ação especial, o Sarau Literário, percorrendo todo o estado e apresentando grandes obras de forma lúdica, a partir de histórias marcantes, que foram previamente estudadas nas salas de aula. Nesta quinta-feira (31/07), o evento aconteceu no Sesc São Gonçalo, promovendo a interação entre estudantes e comunidade local.

— Esse tipo de atividade promove grandes interações e faz com que os estudantes tenham cada vez mais interesse na leitura. Vale destacar que ler é um portal de oportunidades, é conhecimento ininterrupto, uma transformação para a cidadania plena. Acima de tudo, ler é garantir as suas próprias escolhas — afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Leitura, uma realização da Subsecretaria de Gestão de Ensino da Seeduc, por meio da Superintendência Pedagógica, e integra um pacote de ações voltadas para a recomposição de aprendizagens dos estudantes, além do compromisso de despertar nos jovens o prazer da leitura.

Para a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel, o programa incentiva a formação plena dos estudantes, ampliando horizontes, aprofundando conhecimento e desenvolvendo competências essenciais para a construção da autonomia.

— A leitura é apaixonante. Quando os estudantes têm a oportunidade de transformar a leitura em expressão artística, como poesia, teatro ou dança, eles constroem sentidos, desenvolvem a criatividade e se reconhecem como sujeitos ativos na descoberta do mundo. Nossos alunos mostram, com talento e alma, que são os verdadeiros protagonistas dessa história — destacou a subsecretária.

O Sarau Literário tem se consolidado como uma das ações de maior destaque da secretaria, promovendo o protagonismo juvenil, valorizando a expressão artística e fortalecendo o vínculo dos estudantes com a leitura literária. Um dos principais diferenciais desta iniciativa foi a mediação dos livros literários previamente encaminhados às unidades escolares. Esta ação permitiu que os professores, atuando como mediadores de leitura, desenvolvessem atividades preparatórias que favoreceram a compreensão e a apreciação das obras selecionadas.

— Iniciativas como o Sarau Literário são muito importantes, porque nos ajuda a sermos mais criativo, a gostar mais de ler e escrever, e a termos coragem de falar em público. Também é um momento de fazer novas amizades e conhecer outras culturas. Neste evento, com os livros ‘Vozes Livres’ e ‘Quelé, a Voz da Cor’, eu pude refletir sobre liberdade, diversidade e a importância da música e da expressão artística na nossa vida — comentou Lara Gonzales da Costa, de 17 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Ciep 413 Adão Pereira Nunes - Intercultural Brasil-México.

A atividade contemplou variadas expressões artísticas, que contribuíram para um aprendizado ainda mais envolvente e colaborativo, valorizando os talentos culturais presentes na comunidade escolar. Foi oportunidade para os jovens explorarem a literatura, desenvolverem suas habilidades comunicativas e criativas, e compartilharem suas paixões pela leitura e pela arte.

— Essa ação vem como um grande motivador nesse processo de incentivo à leitura do aluno. Porque a gente acredita que quem lê bem escreve bem, interpreta bem.  Neste ano, em especial, abrimos esta atividade para toda a comunidade, porque acreditamos, enquanto educadores, que oportunizar um momento de leitura com qualidade é fundamental para se criar uma sociedade mais crítica, mais participativa e que busque melhores caminhos para o futuro. Queremos que esse movimento inspire novos leitores e que eles levem os valores da leitura para seus lares — celebrou a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa.

Neste projeto, os livros deixaram de ser apenas objetos de leitura individual e passaram a ser vivenciados coletivamente, gerando debates, encenações, produções textuais e outras manifestações criativas no sarau. Mais do que um evento cultural, o sarau representa um espaço de escuta, pertencimento e formação leitora, ampliando o repertório dos alunos e incentivando a reflexão crítica por meio da literatura.

— O Sarau é um encontro literário repleto de apresentações inspiradoras, trocas de experiências enriquecedoras, reencontros e intensas emoções. Música, poesia e teatro se entrelaçam, criando um espetáculo único. Sem dúvida, um momento especial que permanecerá vivo em nossos corações — concluiu Ana Paula Quadros, diretora pedagógica da Regional Metropolitana II.

Foto: Divulgação