Segundo dia de provas do Enem reúne questões de ciências da natureza e matemática

Tocantins

22.01.2021

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

As provas de Ciências da Natureza e de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas no próximo domingo, 24. Assim como no domingo passado, no segundo dia de provas, os portões de acesso às salas serão abertos às 11h30, meia hora mais cedo, para evitar aglomerações. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa alteração no horário é uma das medidas de segurança adotadas em decorrência da pandemia da Covid-19 para garantir uma aplicação segura para os inscritos. O início das provas é às 13h30.

Só no Tocantins, 59.234 se inscreveram para realizar as provas, sendo 58.266 no formato tradicional, impresso, e 968 no formato digital.

Enem Digital

As provas do Enem Digital serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  Essa edição segue o mesmo formato das provas presenciais no que se refere à distribuição das provas: 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação; 2º domingo: 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

Preparatório

No Tocantins, o programa #TOnoEnem trouxe para esta edição do Enem a campanha ‘TO de casa NO ENEM’, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e é direcionada aos estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio, da rede estadual de ensino e para a comunidade em geral.

O #TOnoEnem ofereceu aos estudantes diversas ferramentas de estudo, como: videoaulas transmitidas pela internet e pela TV Assembleia, material didático impresso e digital, aplicação de simulados, plantão tira-dúvidas, lives com professores, webinar - Construindo Minha História.

Desde o ano passado, quando iniciaram as atividades preparatórias para a prova do Enem, foram disponibilizadas 109 videoaulas, sendo que 30 foram lives com tira dúvidas, realizadas e disponibilizadas no canal da Seduc, no YouTube. Todo esse material já recebeu mais de 112 mil visualizações.