Segundo dia do HackaTchê 2023 debate sobre inovação e define equipes finalistas para o South Summit Brazil

Rio Grande do Sul

29.03.2023

No final da tarde desta terça-feira, 28 de março, os seis times selecionados no HackaTchê 2023 foram avaliados por uma pré-banca para participar da final no South Summit Brazil, evento global de tecnologia e inovação, que será realizado de 29 a 31 de março em Porto Alegre. As três equipes selecionadas: são Grupo 65+, Escola ETE 25 de Julho, do município de Ijuí; Grupo Meta Orgânico, Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do município de Vitória das Missões; e o Grupo Conexão Emocional, Escola Fernando Ferrari, do município de Campo Bom.

Em sua segunda edição, estudantes e professores da rede estadual de educação criaram soluções tecnológicas para problemas e desafios relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O anúncio dos finalistas foi realizado pela secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, juntamente com as presenças do Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc. Os alunos apresentarão o pitch final nesta quarta-feira, 29 de março, no South Summit, onde será premiado o vencedor.

“Esta participação no South Summit é uma oportunidade para que os estudantes estejam mais próximos de pessoas que apostam na inovação. São empreendedores e especialistas de abrangência nacional e internacional que estarão apresentando seus projetos e compartilhando experiências enriquecedoras para os nossos jovens. Aproveitem esse momento para fazer novas conexões, conhecerem novas tecnologias e agregarem na experiência profissional de vocês. Parabéns para as nossas escolas, nossos professores e alunos pelos belíssimos trabalhos”, destaca a secretária adjunta Stefanie Eskereski.

Ainda, dando continuidade às atividades sobre inovação e tecnologia, o evento contou com três painéis, pela manhã, que debateram sobre vivências nas escolas técnicas, preparação para o mercado de trabalho, acolhimento de alunos, a necessidade de inovação na educação a partir de novas tecnologias e estruturas de aprendizagens criativas.

Além disso, o evento abordou sobre as profissões do futuro e a capacidade de se reinventar constantemente. De acordo com o superintendente da Suepro, Bruno Bittencourt, cada vez mais o controle de nossas carreiras está em nossas mãos. “Não depositamos mais a carreira em uma vaga, em um emprego ou uma organização. Somos responsáveis pelo caminho, as escolhas pautam nossas vidas”.

O primeiro painel da tarde, nomeado “Games de diversidade”, contou com a participação da administradora Lizi Quadros, que defendeu o ganho na educação com o advento da internet voltada para a área de jogos. “Hoje em dia, o aluno aprende se divertindo. São novas formas de interação para um melhor aprendizado”, destaca.

Sobre o Hackatchê

O HackaTchê é a maratona de inovação da Secretaria da Educação (Seduc). Em sua segunda edição, estudantes e professores da rede estadual de educação terão uma nova oportunidade de vivenciar experiências em um ambiente de criação nas áreas de tecnologia e inovação.
O projeto prevê a valorização de práticas docentes e a conexão dos alunos às soluções tecnológicas e ao ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. A proposta é que os estudantes explorem ideias e soluções voltadas para a melhoria do dia a dia da rede estadual. As propostas criadas contemplam soluções tecnológicas para os problemas e desafios relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


South Summit


O South Summit é um evento internacional com foco em inovação e tecnologia. O evento busca ser um espaço de referência que molda o futuro por meio de iniciativa, empreendedorismo, inovação aberta e oportunidade.

É reconhecido como uma plataforma para fomentar conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores, gerando resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Spain Startup, em 2012, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo.

O South Summit Brazil 2023 acontece de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.

Para mais informações, acesse: https://www.southsummit.co/