Parceria alinha agenda de programas da educação no sistema penitenciário

Piaui

15.02.2023

Com o intuito de discutir estratégias de alinhamento para projetos que visam à inserção de reeducandos do sistema penitenciário por meio da educação, estiveram reunidos, nesta terça-feira (14), o secretário de Estado da Educação (SEDUC), Washington Bandeira; o secretário de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS), Coronel Carlos Augusto; e demais técnicos.

O diálogo entre os gestores também teve como pauta a execução de programas voltados à educação e qualificação profissional, como relata o secretário Washington Bandeira. “A pauta com a Secretaria de Justiça acontece no intuito de fortalecer a execução de programas para a alfabetização, a educação de jovens e adultos e a educação técnica e profissional dentro do sistema prisional. A certificação dos reeducandos para além da remissão da pena favorece a reinserção social deles no mundo do trabalho”, afirmou o gestor.  

No encontro foi definida a agenda para elaboração de projetos de educação técnica e profissional, tanto com cursos técnicos como com cursos de curta duração, em diversas áreas, bem como a ampliação dos programas de alfabetização de jovens e adultos dentro do sistema prisional do estado do Piauí. A parceria entre SEJUS e SEDUC possibilitou a inserção de reeducandos das unidades penais do Piauí por meio do Enem PPL, ENCCEJA e Projeto Leitura Livre. Além da oferta de cursos voltados à profissionalização dos internos.

Participaram do encontro Paulo Henrique, Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA) e Rodrigo Torres, superintendente de Gestão.