Selo Escola Sustentável é entregue a unidades que se engajaram em ações socioambientais

Ceará

15.12.2023

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), entregaram nesta sexta-feira (15) o Selo Escola Sustentável 2023 às unidades de ensino da rede pública estadual que se destacaram no desenvolvimento de ações socioambientais ao longo do ano. A solenidade fez parte da programação do Ceará Científico, realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza. O secretário executivo da Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, e a secretária do Meio Ambiente, Vilma Freire, participaram da cerimônia.

O Selo certificou e premiou 16 escolas que atingiram as pontuações necessárias para a classificação dos projetos, de um total de 113 inscritas, a partir de quatro eixos avaliados: currículo, gestão ambiental escolar, espaço físico e educomunicação.

Helder Nogueira ressalta que a premiação é um reconhecimento ao trabalho coletivo que foi desenvolvido em cada escola. “Um selo como este não é fácil de conquistar, pois envolve toda a comunidade e todos os espaços da escola, sendo analisados muitos critérios. Esta iniciativa demonstra, acima de tudo, que temos comunidades escolares ativas. Que desde as famílias, passando pelos estudantes, professores, gestores e demais profissionais, conseguiram expressar uma ação realizada com muito compromisso, planejamento e olhar para a aprendizagem”, considera.

Vilma Freire destaca que o Selo é uma das ações mais importantes para a Sema, por trazer para o ambiente escolar a consciência da sustentabilidade. “Cuidar do meio ambiente é uma ação emergencial. Não falamos dos efeitos que virão, mas da crise climática que já estamos vivendo, nunca vista antes. Somos responsáveis por essa realidade, mas podemos modificá-la. O Selo é uma ferramenta importante, pois contempla jovens, que são os principais atores na construção de um mundo melhor”, salienta.

Vencedoras

Na edição deste ano, foram contempladas pela seleção as unidades de ensino pertencentes aos seguintes grupos: Ações Afirmativas (indígenas, quilombolas e regulares em áreas de assentamento rural); Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas); e Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Confira as vencedoras do Selo Escola Sustentável 2023.