Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas é encerrada com palestra em escola de BH

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

27.06.2019

Cerca de 900 alunos da Escola Estadual Bolivar Tinoco Mineiro, de Belo Horizonte, tiveram momentos de discussão e aprendizagem sobre o mundo das drogas, nesta quarta-feira (26/06). Eles participaram do “Papo Reto”, projeto que consiste em levar conhecimento e provocar reflexões sobre o tema, entre os jovens. A atividade marcou o encerramento da Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, prevista no calendário escolar oficial da Secretaria de Estado de Educação.

O “Papo Reto” utiliza uma linguagem comum aos jovens, com abordagem de assuntos como depressão, bullyng e criminalidade relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas. “O projeto é pensado para que os estudantes assimilem a informação de que o uso e abuso de álcool e drogas pode complicar seriamente o futuro deles. Nosso foco é a prevenção, para que os jovens possam evitar o envolvimento com essas substâncias e para que não sejam influenciados por pessoas que as vendem ou consomem”, explica Ivan Pinto, terapeuta e idealizador do projeto, ex-usuário de drogas.

O encontro aconteceu no ginásio da escola com a participação de alunos do dos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e também do ensino médio. “Acho que a conexão com os alunos foi muito boa e respeitosa. É uma apresentação impactante, por isso tem esse nome, e tive um bom feedback dos professores. A mensagem principal que gostaria que ficasse é de força, fé e esperança, e de que os estudos e a dedicação desses jovens são o caminho para crescer na vida, independentemente de opção sexual, cor da pele ou condição social”, disse Ivan.

Para a diretora da escola, Cleuza Lourenço Linhares, a palestra foi de grande valia em razão da realidade que os alunos vivenciam cotidianamente. “A Bolivar Tinoco Mineiro está localizada em uma área de grande vulnerabilidade social e trazer essa conscientização aos estudantes é muito importante, principalmente nessa fase da adolescência”, disse Cleuza.

A professora de biologia Daniela Cordeiro Duarte Gomides considerou a palestra uma extensão das atividades realizadas em sala de aula durante a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas. “Junto com outros professores, trabalhei conteúdos relacionados ao tema de forma interdisciplinar e a palestra foi fantástica. Geralmente é considerado um tabu quando os professores, dentro de sala, falam sobre isso. Quando vem uma pessoa de fora, com a vivência de já ter sido usuário e com o exemplo da superação, acho que fica mais próximo da realidade dos jovens. Vou usar a apresentação dele como um gancho nas minhas aulas”, afirmou Daniela.

A aluna do 2º ano do ensino médio, Izabela Angrisano Martins, achou importante uma palestra como a “Papo Reto” na escola. “Eu tenho convivência com pessoas que usam drogas, sei do mal que elas causam, então não bebo e não uso nada. Mas sei que muitos jovens são influenciados, ou não têm uma boa estrutura familiar e acabam enxergando um lado ilusório do uso de drogas, como se fosse apenas divertido e pronto. Então é muito bom vir aqui uma pessoa que já passou por isso e sabe o lado péssimo, quase sem volta, do uso de drogas. Espero que muitos se conscientizem”, disse Izabela.

A iniciativa foi promovida pela SEE/MG por meio da diretoria de Modalidades e Temáticas Especiais. Para incentivar a prevenção do uso de drogas nas escolas, a SEE/MG conta, ainda, com a parceria constante da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para a execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que tem o objetivo de empoderar e conscientizar os jovens para que eles mantenham um estilo de vida saudável e pacífica.