Semana Maria da Penha nas Escolas inicia com debates e exposições dos estudantes

Rio Grande do Sul

29.11.2023

Começou nesta terça-feira (28), no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a terceira edição da Semana Maria da Penha nas Escolas. O encontro é uma realização da Secretaria da Educação (Seduc) e do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher) com o objetivo de promover o combate à violência contra a mulher, conscientizando alunos e professores na difusão da cultura de proteção à mulher na sociedade.

Presente na mesa de abertura do evento, a secretária-adjunta da educação, Stefanie Eskereski, destacou o papel fundamental exercido diariamente pelos professores e gestores nas escolas gaúchas. “A única forma da gente efetivamente trazer a igualdade de gênero como algo normal e comum na sociedade é trabalhando isso na sala de aula desde que nossos estudantes são pequenininhos. E é dentro da sala de aula que a gente começa a perceber as formas de violência de gênero. Muitas vezes não são evidentes, leva tempo e percepção de que aquilo é violência e a gente só consegue perceber se traz para discussão essas temáticas”, afirmou Stefanie.

A programação seguiu com a apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do curso “Gurias e guris: Desafios da Igualdade”, disponibilizado para professores e profissionais da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. No entanto, de acordo com Júlia Zamora, uma das responsáveis pelo estudo, também se matricularam profissionais das redes municipal, particular e até de outros estados do país.

“Foi observado uma redução significativa da média do pré-teste comparada ao pós-teste, indicando que o curso pode ter influenciado na diminuição das crenças que legitimam as condutas violentas em relacionamentos íntimos. Também foi possível observar uma diminuição significativa na média do pós-teste comparada a obtida no pré-teste, assinalando redução nos níveis de sexismo dos participantes que realizaram o curso”.

Estudantes também exercem protagonismo no encontro

Ao longo do dia, os estudantes da rede estadual de diversas regiões do estado puderam apresentar os projetos desenvolvidos em suas escolas na temática do combate à violência contra a mulher. Em duas oportunidades, os grupos subiram ao palco para expor a todos os presentes e, após o intervalo para o almoço, banners foram montados pelo espaço do evento para explicação individualizada dos trabalhos.

A terceira edição da semana tem encerramento previsto para esta quarta-feira (29/11) e, além de valorizar e reconhecer projetos e ações já realizados nas escolas, também quer oferecer conteúdos e reflexões para os participantes através de ações interativas. No último dia, o evento ocorrerá das 0h30 às 15h30 no auditório do MP-RS.