Semana Mundial do Meio Ambiente é vivenciada por Escolas da Rede Estadual de Ensino

Pernambuco

06.06.2018

Nesta terça-feira (05) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1972, na Suécia. Para marca e vivenciar a data, até a próxima sexta-feira (08), escolas da rede estadual realizarão coleta de material reciclável, palestras, apresentação de banners, coleta seletiva e outras atividades.

Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Nércio Rodrigues, localizada em Beberibe, estudantes conseguiram recolher mais de 10 mil garrafas pets e uma grande quantidade de latinhas, além de pilhas, baterias, óleo usado, pneus e outros materiais que estão sendo usados na confecção de objetos decorativos para a escola e doação aos órgãos credenciados para reciclagem. No Cineclube, projeto desenvolvido pela unidade, os estudantes assistiram “Amor e Fúria” filme que aborda o tema. Após a exibição do filme, os jovens compartilharam opiniões e experiências em uma roda de diálogos.

“Esse é um projeto interdisciplinar que desenvolve a percepção de cidadania dos estudantes, que faz com que eles criem uma consciência do que é o projeto de preservação. Esse é o papel de uma escola integral, desenvolver o protagonismo social para que eles sejam adultos conscientes de sua inclusão no mundo”, declara Pedro Henrique, gestor da unidade. “Nossa escola é localizada próxima ao Rio Morno e esse trabalho de coleta de material, de recolhimento de garrafas pets e latas mostra aos jovens o quanto é importante esse cuidado com o meio ambiente”, enfatiza a professora de geografia Roberta Albuquerque.

Estudantes da Escola Estadual Vigário Pedrosa, Frexeiras, também estão realizando algumas apresentações para marcar a Semana do Meio Ambiente. Cartazes, maquetes, experiências e jogos estão sendo apresentados para os estudantes da Escola Municipal Lygia Magdala, unidade onde fica situada a escola estadual. O objetivo do trabalho é analisar as consequências das ações antrópicas aos biomas e planeta. “São trabalhos belíssimos e, acima de tudo, importantíssimos, que demonstram a consciência e o envolvimento dos nossos jovens sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Atividades como estas enriquecem nossa escola e a nossa comunidade”, ressalta o gestor da unidade municipal, Dayvison Honorato.

Já na EREM Arquipélago Fernando de Noronha, localizada na Ilha de Fernando de Noronha, os estudantes vivenciarão atividades que envolvem teatro, surf, passeios de investigação em pontos da ilha, mergulho por apneia para verificar o lixo existente no fundo do mar, plantio de árvores no Porto e outras ações. Mais de 400 estudantes do ensino fundamental ao médio participam das ações, que tem como objetivo contribuir para a sensibilização da preservação e conservação da ilha, incentivando principalmente a participação da comunidade através de ações sócio ambientais.

Para o gestor da unidade, Josemar Morais, essa é uma ação de reforço do trabalho que é feito durante todo ano dentro da unidade de ensino. “Nossa escola está situada dentro de um parque ambiental. Por natureza, a escola já levanta a bandeira da preservação que é vivenciada no nosso Plano Político Pedagógico. Esta semana temos a missão de reforçar a nossa identidade ecológica e enfatizar a necessidade de preservação da ilha”, fala.

Água, Alimento e Resíduos – Uma relação intrínseca, esse é o tema utilizado pela Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcanti, localizada em Tabira, para trabalhar a Semana Mundial do Meio Ambiente. Os estudantes realizarão palestras para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância e manutenção da água para a vida no planeta. Além das palestras, a programação das atividades inclui oficinas tratamento e reutilização da água do bebedouro; Separação de resíduos e destinação correta; Coleta de água da chuva com material reaproveitável para reutilizar na horta sustentável.

Outras escolas também realizam atividades durante toda a semana. São elas: EREM de Beberibe; EREM Nóbrega; EREM Poeta Mauro Mota; EREM Santa Paula Franssinetti; ETE Soares Dutra.