Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é celebrada em Pernambuco 

Pernambuco

27.10.2023

A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) realiza, esta semana, a ação “A biblioteca para além dos livros: transforma vidas, muda destinos”, que consiste numa série de atividades culturais gratuitas, voltadas para pessoas de todas as idades. Esta é a versão estadual da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada no Brasil todo durante o mesmo período. As ações vão até esta sexta (27).

A abertura do evento aconteceu no auditório da BPE, que fica localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Na ocasião, houve a exibição do vídeo “A BPE e eu: construindo Histórias", trazendo depoimentos de usuários do equipamento. Em seguida, o professor Lourival Pereira Pinto, coordenador do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrou a palestra “Bibliotecas: Espaços de transformação”.

A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Tárcia Silva, esteve presente. “Espaços de leitura como este têm um grande significado na formação de todos. É muito importante que a gente consiga, cada vez mais, tornar a educação de Pernambuco um espaço onde se conta a história de todos os estudantes, de todas as comunidades e de todos os povos”, destacou.

Ainda no evento de abertura, houve a apresentação do grupo musical Allegretto, formado por músicos do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), que é outra instituição ligada à SEE. Também aconteceu o início de uma exposição bibliográfica no hall de entrada, com obras literárias consideradas patrimônios culturais do Estado. O espaço também é dedicado à realização da II Mostra de Ações de Incentivo à Leitura, onde bibliotecas públicas municipais, comunitárias e escolares vão expor, até o dia 27 do mesmo mês, alguns de seus projetos e ações de destaque. 

A semana de programação da ação “a biblioteca para além dos livros: transforma vidas, muda destinos” conta ainda com oficina de livro artesanal para crianças e adolescentes, concertos musicais, roda de conversa, sarau poético e encontro de escritores. “A Semana Nacional do Livro é um marco nacional comemorativo que existe desde 1980. A nossa versão trabalha com uma temática que visualiza a biblioteca para além do livro; ela é um local que contribui para transformar as vidas das pessoas, mudar seus destinos e provocar uma reflexão importante sobre a sua função social. Todo cidadão é nosso convidado”, detalhou a gerente da BPE, Renata Lapenda.

Frequentadora assídua da BPE, a estudante Leny Andrade, do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Nóbrega, localizada no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, contou que gosta do espaço devido à diversidade do acervo. “Aqui tem muitos livros bons e atuais. E também é um ambiente muito agradável, os funcionários são muito prestativos. A gente fica à vontade,”, relatou.

A Biblioteca Pública de Pernambuco mantém um acervo de mais de 287 mil volumes, entre livros, jornais, obras e documentos raros. Todo o ambiente é climatizado e conta com sinal de wifi.