Seminário discute avaliações em larga escala nas redes públicas em AL

Alagoas

19.04.2018

Texto de Lucas Leite

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (19), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), o I Seminário de Reflexão Pedagógica dos Resultados de Avaliações Educacionais em Larga Escala. O evento, que contou com a participação de secretários municipais de Educação, professores dos 102 municípios e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visa fomentar a cultura de autoavaliação e o uso de dados para a elaboração de políticas públicas educacionais.

Valdir Rocha

Na ocasião, um material, confeccionado pela Seduc foi entregue aos presentes. “O objetivo do seminário é disseminar a cultura de análise de resultados, além de desenvolver ações para a todas as escolas superar suas dificuldades. Construímos um material orientador para que eles se apropriem e desenvolva as ações nas suas unidades”, conta a superintendente de Sistema da Seduc, Wilany Felix.

Ademir Oliveira, supervisor de Estatística da Educação, diz que, a partir destas avaliações, os gestores podem planejar políticas e ações para a melhoria da aprendizagem em suas redes. Ele destaca que Alagoas tem melhorado seu desempenho nestas avaliações.

Valdir Rocha

“Estamos trazendo informes de avaliações internacionais a locais e pesquisar todos estes dados, tomando medidas a partir dos mesmos, é uma medida que todo gestor deve ter. Alagoas tem melhorado o seu desempenho;  estamos trabalhando, nos últimos anos, a aprovação e fluxo. O seminário é para que esse crescimento não pare”, diz Oliveira.

Troca de experiências

A interlocutora da rede municipal de ensino de Roteiro, Nelma Virgílio dos Santos Silva, frisa a importância da iniciativa. “Os dados são muito bons para vermos como estão os nossos indicadores, o nível de proficiência e, também, paraconhecermos a realidade de outras escolas e cidades”, diz Nelma.

Valdir Rocha

A interlocutora afirma ainda que a iniciativa ajuda a melhorar o ensino-aprendizagem. “A análise auxilia a desenvolver a escola, com toda a certeza. Com estas informações conseguimos identificar pontualmente no que precisamos melhorar”, conta.

A secretária de Educação de Roteiro e representante da Undime-AL no evento, Neuza Calheiros, conta que o modo como os estudantes e professores da rede pública estão encarando as avaliações está mudando.

“A avaliação, antigamente, servia como um processo de punição para os estudantes. Agora isso mudou. O seminário serve justamente para entendermos que a avaliação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do aluno”, observa secretária Neuza.