Seminário discute importância das avaliações para o aprimoramento da educação

Ceará

10.01.2024

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta terça e quarta-feira (9 e 10), um seminário sobre a importância das avaliações diagnósticas nas escolas da rede pública estadual. O evento, que reúne coordenadores das Regionais e técnicos educacionais, tem o intuito de promover reflexões para direcionar políticas públicas de forma mais adequada. O evento conta com a participação dos secretários executivos Jucineide Fernandes, do Ensino Médio e Profissional; Helder Nogueira, de Equidade e Direitos Humanos; e Emanuelle Grace, de Cooperação com os Municípios.

Jucineide Fernandes pontua que o evento tem programação robusta, incluindo palestras, mesas temáticas e oficinas, que possibilitam a revisão de conceitos importantes sobre a avaliação. “Precisamos retomar essa análise. O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) irá mudar, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também poderá passar por redefinições. Precisamos pensar como a avaliação influencia nos resultados da rede e o que precisamos fazer de melhorias para garantir a aprendizagem desejada, e que o Ceará continue sendo referência em educação. Queremos, cada vez mais, ampliar o número de estudantes que concluam a educação básica com as aprendizagens essenciais consolidadas”, ressalta.

Helder Nogueira aponta que as avaliações fornecem subsídios para indicar as providências que precisam ser tomadas no âmbito da educação. “Uma avaliação como o Spaece nos mostra o cenário e quais caminhos precisamos trilhar no período seguinte, do ponto de vista da formação integral e da aprendizagem com equidade. A avaliação é um instrumento fundamental de redução das desigualdades. Uma das grandes marcas do Ceará é o trabalho em rede, de forma muito articulada, com forte senso de projeto, todos com objetivos comuns, promovendo um ambiente escolar acolhedor”, frisa.

Emanuelle Grace lembra que o trabalho envolvendo a avaliação não começa na 1ª série do Ensino Médio, mas na Educação Infantil, com a promoção de atividades de intencionalidade pedagógica, que vão despertando as crianças para a aprendizagem. “Vamos fazendo e construindo esse trabalho a muitas mãos, passando pelas redes municipais e pela rede estadual. Precisamos desenvolver essa ação com um olhar muito atencioso, desde o início da caminhada escolar. O Spaece aponta caminhos, representa o nosso trabalho e mostra os passos que precisamos trilhar, onde precisamos concentrar ainda mais atenção e esforço, para que consigamos desenvolver uma educação com qualidade para todos”, considera.

A coordenadora de Acompanhamento e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem, Kelem Freitas, destaca como fundamental a parceria e a corresponsabilidade entre a Seduc e as Regionais na realização das avaliações. “Há a observação, a execução e o planejamento das ações, tanto na perspectiva da aplicação, como do acompanhamento dos aspectos pedagógicos. As Regionais também articulam-se com os gestores das unidades de ensino, de modo a compreender o panorama, para propor as mudanças necessárias visando ao aprimoramento da aprendizagem”, explica.

O professor Joaquim Neto, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora, recorda que o desenvolvimento do Spaece esteve junto com o grande crescimento da educação do Ceará. “O que foi construído nesse estado, em termos educacionais, vai muito além das suas próprias divisas. Em todo lugar que nós vamos para discutir educação, o caso do Ceará é citado. E o Spaece fez parte desse processo. O Sistema está de parabéns, por essas três décadas de trabalho. A avaliação é uma política pública enraizada na educação”, descreve.

O Governo do Ceará, por meio da Seduc, vem implementando desde 1992 o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). A ação caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.