Seminário Educação Piauiense em Avanço Contínuo marca 10 anos de Parceria com Instituto Unibanco e Mediação Tecnológica

Piaui

25.03.2022

Qualidade de ensino muitas vezes é traduzida como bom desempenho dos estudantes, professores qualificados, escolas estruturadas, mas não é só isso. Para se ter um bom ambiente escolar com todas as características citadas acima é preciso, também, uma gestão escolar organizada. 

Pensando em qualificar a gestão das escolas da rede pública estadual, em 2012, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação, iniciou a implementação do Programa Jovem de Futuro, com o apoio do Instituto Unibanco. 

Para comemorar os 10 anos da parceria, aconteceu, nesta quinta-feira (24), o seminário “Educação Piauiense em Avanço Contínuo: Gestão e Tecnologia pela Aprendizagem”, que contou com a participação de 578 gestores escolares.

Durante o evento aconteceu o lançamento do Marco da Gestão Escolar do Piauí, um documento que traz diretrizes de como administrar uma escola de forma democrática e participativa.

"Há 10 anos, foi necessário repensar a gestão das nossas escolas, para que antigas práticas dessem lugar a uma gestão que prezasse pela democracia e participação plena de todos que fazem parte da escola. E foi nesse contexto que o Jovem de Futuro chegou à nossa rede e nos ajudou a construir essa gestão democrática e participativa, focando na atuação do gestor como agente de criação desse ambiente e ajudando nosso gestor a planejar e cumprir metas, sempre focados no processo de aprendizado dos nossos estudantes", explicou o Secretário de Educação, Ellen Gera.

Em 2012, 411 escolas de Ensino Médio no ciclo 12 a 14, eram atendidas pelo programa. Atualmente, 521 escolas participam do circuito Jovem de Futuro, contribuindo com a formação de 121.292 estudantes.

"A parceria nos ajudou a sair de um Ideb 3.0, em 2013, e chegar a 4.3 em 2019. Evoluímos também a proficiência dos estudantes, ou seja, a aprendizagem de Português e Matemática cresceu significativamente”, completa Ellen. 

A diretora de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Neta, destaca que com o Jovem de Futuro, a gestão escolar é vista como uma ação de caráter coletivo. "O trabalho escolar é realizado com a participação e integração de todos os membros da comunidade escolar, tanto direta ou indiretamente, reconhecendo e assumindo responsabilidades na construção e efetivação dos objetivos propostos pela organização escolar e parceria com a Seduc”, destaca a diretora.

Para a gerente de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, o evento é muito relevante para a educação no Piauí. “É um momento de celebração de 10 anos. 10 anos de mediação tecnológica, 10 anos de parceria e 10 anos que houve uma grande mudança na educação do Piauí. Essa mudança que foi gestada, que aconteceu nesse período, a gente celebra projetando os próximos 10 anos, porque essa é a perspectiva de avanço contínuo. Toda vez que a gente trabalha com conhecimento, a mudamos aquilo que estamos fazendo, então a educação piauiense vem mudando continuamente, porque seus profissionais estão ganhando maior capacidade e maior competência, garantindo mais crianças, adolescentes e jovens acessando a escola, permanecendo na escola e concluindo a educação básica. Portanto, fazendo o trajeto de se tornarem adultos com muito mais capacidade de intervir na vida do estado.

“Sem dúvida nenhuma esse é um grande evento, um marco na educação do Piauí. Aqui temos o grande ponto de partida, com formação, perfil e o que o gestor educacional deve fazer para tocar bem a aprendizagem na sua escola. É a continuidade da Educação do nosso Estado”, disse o Superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira.

Elisangela Oliveira, gestora da Unidade Escolar Professor Francisco Luís de Oliveira em Jatobá do Piauí, comemora o acompanhamento para desenvolver as ações. “A partir desse atendimento com o Instituto Unibanco, nossa escola recebe a visita da ACG, em que podemos elaborar nosso plano de ação, traçar nossas metas e objetivos e, assim, seguir com nossas ações e termos bons resultados, afirmou a gestora. Atualmente escola atende 321 alunos com Ensino Médio Regular, EJA e cursos técnicos profissionais, e ainda é polo da Universidade Aberta do Piauí.