Seminário fortalece atuação das escolas na prevenção das violências e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Roraima

18.06.2026

Evento reuniu gestores escolares, orientadores educacionais, professores e técnicos pedagógicos para discutir estratégias de fortalecimento da proteção integral de crianças e adolescentes no ambiente escolar

 

Profissionais da educação, representantes da rede de proteção, órgãos de segurança pública e instituições parceiras participaram do seminário “Escola Segura e Protetiva: Prevenção, Proteção e Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”, promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

 

O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Adjunta de Gestão da Educação Básica e reuniu gestores escolares, orientadores educacionais, professores e técnicos pedagógicos. A programação contou com palestras voltadas à prevenção da violência, segurança escolar e proteção de crianças e adolescentes.

 

A iniciativa integrou as ações do projeto “Orientação Educacional em Ação”, que busca fortalecer o papel dos profissionais da educação na identificação, prevenção e encaminhamento de situações de vulnerabilidade que afetam estudantes da rede estadual.

 

Durante a abertura, a professora e formadora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima), Cleudinar Cardoso da Silva, apresentou o projeto e destacou a importância da atuação dos orientadores educacionais na construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores.

 

Entre os palestrantes esteve o assessor da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima, Josué Albuquerque, que abordou o tema “Crimes Cibernéticos e os Desafios da Escola na Era Digital”. A palestra tratou dos riscos presentes nos ambientes virtuais e da necessidade de orientação permanente a crianças e adolescentes.

 

"Os docentes terão acesso a orientações e conhecimentos sobre segurança no ambiente digital que poderão replicar com alunos, colegas e famílias", ressaltou.

 

A psicóloga Crizélia Cândido Costa destacou a importância da articulação entre a escola e a rede de proteção para assegurar os direitos dos estudantes e ressaltou que a escola atua em diferentes frentes, como família, saúde emocional e proteção social.

 

“Precisamos fortalecer o Conselho Tutelar como um todo, não só a escolha do conselheiro, porque ele é essencial para proteger estudantes em situação de risco, seja por evasão escolar, saúde mental ou violência. As orientações jurídicas que recebemos aqui, com a presença do delegado, ajudam a escola a agir corretamente”, disse.

 

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed