Seminário reforça protagonismo da sociedade na reforma curricular nacional

seduce goiás

05.10.2015

A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte  de Goiás (Seduce) realizou na tarde dessa terça-feira, 29/09, o 1º Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento foi realizado no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico e pode ser considerado o marco zero em Goiás de um amplo debate sobre uma base curricular que seja comum a todas as escolas de educação básica do país. O texto preliminar dessa base foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 16, e as contribuições podem ser enviadas até o dia 15 de dezembro.

O seminário reuniu autoridades federais e estaduais, representantes de instituições públicas e privadas, conselheiros estaduais de Educação, secretários municipais e regionais. Segundo a secretária Raquel Teixeira, que abriu a tarde de trabalho, o seminário foi muito exitoso por contar com um público bastante representativo. "Essa é uma discussão muito nova e essencial, já que 80% dos estudantes de Ensino Médio estão em nossas escolas públicas", disse a secretária. Segundo ela, o desafio é chegar a um consenso sobre o que deve ser aprendido em todo o país respeitando a diversidade de cada local. "Esse é um processo que vai alavancar a qualidade da educação", disse a secretária.

 O superintendente de Ensino Médio da Seduce, Wisley Pereira,  é coordenador estadual da BNCC pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed). "Precisamos garantir o direito de aprender de todo aluno. Isso é um desafio e um compromisso nosso", disse o Wisley. Após o seminário, será montado um comitê estadual com a participação da Seduce, Conselho Estadual de Educação, Undime e outras instituições convidadas.

O público pôde conferir uma apresentação introdutória da proposta da BNCC e dos meios de participação com Ricardo Magalhães, coordenador geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do MEC. O objetivo dessa unificação é dialogar e servir de parâmetro para o sistema de avaliação, o contrário do que acontece atualmente. Também, o objetivo é que a Base contribua com a construção da identidade e das relações com a comunidade. Por isso, o coordenador ressaltou que a construção da Base só vai ser exitosa se houver a participação de todos. "A BNCC é uma conquista social e o ideal é que seja fruto do mais amplo debate", disse Ricardo.

​Imperdível

A principal palestrante do evento prendeu a atenção e entusiasmou o público presente com suas provocações e relatos de uma experiência de 45 anos na área da Educação. A professora doutora Guiomar Namo de Mello, diretora presidente da Escola Brasileira de Professores (Ebrap), falou sobre como a BNCC  como uma oportunidade imperdível de melhorar a educação básica. Antes de colaborar com o texto preliminar, ela convidou os presentes a uma autocrítica. "Nossos direitos de aprendizagem foram respeitados? Se não foram, seremos capazes de participar desse processo?", perguntou.

A professora Guiomar considera que  o primeiro passo para a unificação é termos uma linguagem comum, passando pela etimologia, significado e concepções da área educacional. "Nossa primeira encrenca é que há várias concepções do que é conhecimento", disse, completando que estamos vivendo uma nova era da produção do conhecimento, e é preciso saber agir. "A diversidade tornou nossa tarefa muito complicada e foram expostas as fragilidades do nosso currículo".

Um dos pontos ressaltados pela professora é que a Base não é um currículo, e, sim, serve para a criação de currículos diversos. Outro destaque é que a BNCC refere-se a quem aprende, e não ao comportamento dos professores. "Não há professores e alunos padronizados. Mas o aluno deve atingir as proficiências; tem direito de pertencer à sociedade letrada. Sem isso, é desigual e injusto", disse Guiomar. 

Como participar da BNCC

O sistema da BNCC aceita três formas de colaboração: individual; por meio das redes que reúnem discussões entre professores, comunidade e demais profissionais; e a partir de organizações, como instituições de ensino superior e grupos da sociedade civil. Para avaliar o documento e enviar sugestões, é preciso realizar o cadastro e seguir as orientações do sistema. As informações estão disponíveis no portal da BNCC:http://basenacionalcomum.mec.gov.br. (Seduce Goiás)