Seminário regional debate ações de fortalecimento do programa Escola em Tempo Integral

Mato Grosso

07.08.2023

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, participou nesta quinta-feira (03.08) do Seminário Regional do Programa Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

O evento, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, teve como objetivo apresentar, debater e fortalecer as políticas do programa para viabilizar o alcance com qualidade e equidade do Plano Nacional de Educação.

Durante o encontro, Alan reiterou as ações promovidas junto do Governo do Estado para avançar com a educação.

“A Secretaria de Educação tem trabalhado em ações que aprofundam a construção de políticas que fazem de fato a diferença, e que contribuam com o dia a dia dos nossos estudantes. Eu acredito muito nos resultados que a Política Pública da Escola em Tempo Integral propõe, intensificando o ensino e fortalecendo a participação social das comunidades escolares”, destacou.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt, disse que as ações de incentivo são fundamentadas pelo interesse na integralidade da educação. “Nós entendemos a importância de se trabalhar a educação na sua forma integral e assegurar o direito de aprendizagem e desenvolvimento”, pontuou.

A secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc (Sage), Nadine Moreira da Silva Botelho, afirmou que o seminário é uma oportunidade de falar sobre a expansão do programa e a abrangência na comunidade escolar.

“Seminários como este são de extrema importância para projetar e engajar as comunidades em prol dessas políticas. Através desse diálogo, nós podemos fortalecer a participação social das comunidades escolares na Política de Educação Integral em Tempo Integral”, reforçou.

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Sílvio Fidelis, avaliou que o encontro é uma porta de oportunidades, que deverá avançar não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil com as políticas assertivas. Silvio ainda ressaltou as ações que potencializam a Escola em Tempo Integral como uma grande oportunidade dos jovens se destacarem desenvolvendo atividades que incluem práticas esportivas, atividades sociais e outras mais.

Estiveram presentes no seminário, representantes municipais e estaduais de Educação, presidentes de órgãos e líderes das políticas das Escolas em Tempo Integral.

Mailson Prado | Seduc-MT