Seminário reúne professores para discutir fortalecimento e integração do Proeja

Pernambuco

13.09.2019

Na manhã desta sexta-feira (13), a Secretaria de Educação e Esportes do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), promoveu o III Seminário Integrado Proeja em Pernambuco e o I Encontro de Coordenadores e Professores Proeja. Evento contou com a presença de profissionais da educação e promoveu uma série de palestras, mesa-redonda e oficinas com o objetivo de fortalecer a integração da educação de jovens e adultos à educação profissional, à luz das atuais políticas curriculares.

A secretária executiva da SEDE, Ana Selva, realizou a abertura do seminário e pontuou que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) tem sido um sucesso nessa parceria entre a SEE e o IFPE. “Hoje, nós atendemos mais de 500 estudantes nesse projeto que tem qualificado a Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJA), porque os estudantes conseguem fazer uma articulação entre todos os conhecimentos trabalhados pela escola com um olhar de qualificação profissional, que é oferecida pelo instituto”, destacou Selva. 

Além disso, a gestora aproveitou a oportunidade para expor o andamento da construção do Currículo de Pernambuco do Novo Ensino Médio e falou da importância de incluir a modalidade na reforma. “A gente percebe que o Proeja pode ser uma fonte de inspiração para pensarmos nos itinerários formativos para a EJA. Acredito que Pernambuco vem tendo um grande sucesso com o Proeja nessa qualificação, que é oferecida de forma conjunta e integrada ao ensino formal. Eu acho que isso vai servir de subsídio importante nesse momento em que a gente discute nacionalmente a etapa do Ensino Médio e as etapas dos itinerários formativos em que a EJA também precisa estar no meio dessa discussão”, salientou.