Estudante do Piauí é aprovado no Sisu para cursar Medicina

Piaui

23.02.2022

"Serei o primeiro médico da família", foi o que afirmou o estudante Marcos Vinícius da Costa Vilela, aprovado para o curso de medicina, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

O jovem de 18 anos, aluno da Unidade Escolar Monsenhor Uchôa, fez 920 pontos na redação. Natural de São Paulo, o futuro médico explica que, aos dez anos, chegou na cidade de Itaueira, distante 346km de Teresina e lá completou o ciclo educacional na rede pública de ensino.

"Essa é a realização de um sonho. Meus pais são autônomos, não têm emprego fixo e toda essa dedicação é por eles também. Foram muitas horas de estudo, em meio a uma pandemia. Estudei de forma online, em casa, e acompanhei as revisões do Pré-Enem Seduc, que foram de suma importância para mim. Me dediquei e hoje conquistei a tão sonhada vaga no curso de medicina numa instituição pública", disse o estudante.

Com a sensação de  dever cumprido, Marcos vai estudar em Parnaíba, cidade onde está localizada a universidade na qual foi aprovado para medicina, porém ressalta que pretende voltar para atuar na sua cidade de origem. "Vou estudar, me especializar e voltar para trabalhar na área da saúde na minha cidade", concluiu o jovem.

Um verdadeiro entusiasta na área da educação, o Governador Wellington Dias celebra a conquista dos estudantes da rede estadual que se dedicaram e conseguiram ingressar no ensino superior. " Quero aqui parabenizar a todos os alunos e alunas que tiveram êxito no Sisu. Essa é uma grande vitória, não só para o aluno, mas para as famílias e especialmente para todos que fazem e acreditam na educação. Isso é bom para todos, é bom para o Piauí", disse o chefe do executivo estadual.

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera,  parabenizou os estudantes da rede estadual que, assim como Marcos Vinícius, lograram êxito rumo ao ensino superior. " Quero parabenizar nossos alunos pelos excelentes resultados. Foi um Enem realizado em meio a pandemia e os resultados são reflexo da superação das nossas escolas, das famílias, dos profissionais da educação e principalmente dos nossos estudantes que não desistiram", disse o secretário.

Na edição deste ano, o Sisu ofereceu 221.790 vagas para Instituições Federais e Estaduais e mais de 6 mil cursos, cabendo ao estudante escolher a opção que lhe daria mais chances de aprovação.