Sergipe abre oficialmente a 39ª edição dos Jogos da Primavera

Sergipe

28.04.2023

A competição esportiva mais aguardada pelos alunos da rede pública e privada dos 75 municípios sergipanos está de volta. Nesta quarta-feira, 26, o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e do Esporte e Lazer (Seel), promoveu a cerimônia de abertura oficial da 39ª edição dos Jogos da Primavera. Considerado o mais tradicional evento esportivo de Sergipe, a edição deste ano conta com a participação de 10.673 alunos, na faixa etária de 8 a 17 anos, de 472 escolas de todo o estado. As competições terão início no dia 2 de maio e seguem até o mês de julho.
 
A cerimônia aconteceu na Arena Batistão, palco dos maiores eventos esportivos do estado, reunindo atletas, familiares, professores e admiradores do desporto escolar que, juntos, celebraram o retorno da competição. O governador do Estado, Fábio Mitidieri, ao lado dos secretários de Estado da Educação, Zezinho Sobral, e do Esporte, Mariana Dantas, acompanhou o tradicional desfile das escolas, o juramento do atleta, do árbitro, além do acendimento da pira olímpica, que marca a abertura oficial das competições.
 
“A abertura dos Jogos da Primavera é um momento único de congraçamento, em que estudantes de todo o estado, das redes pública e privada, celebram a paixão pelo esporte e compartilham memórias e aprendizados que acabam levando por toda a vida. O esporte é, sem sombra de dúvidas, o caminho mais seguro para promover a educação, a saúde e a cidadania”, destacou o governador Fábio Mitidieri.
 
Na edição deste ano, 26 modalidades esportivas estarão em disputa, sendo que duas delas são novidades: o tiro com arco e o triathlon. Outro destaque da edição deste ano são as modalidades adaptadas: o paratletismo, a paranatação e o parabadminton. “Estou muito emocionada, o sentimento é de gratidão. Hoje, vivemos a concretização do nosso trabalho. Captamos o maior número de escolas possíveis para estar nos Jogos da Primavera, porque entendemos a importância do esporte, da educação e dos jogos, até por uma questão cultural, pois ele é um patrimônio do povo sergipano”, destacou a secretária Mariana Dantas.
 
A felicidade com o resgate de um evento tão tradicional para cultura, para o esporte e para a educação sergipana também foi destacada pelo secretário Zezinho Sobral. "Nós temos um governador jovem, que é apaixonado pelo esporte, que tem uma memória afetiva da sua infância e da sua juventude participando dos Jogos da Primavera. Portanto, só tenho a agradecer a oportunidade de estar hoje à frente da Secretaria de Educação participando deste momento tão importante, que é o retorno dos Jogos da Primavera para o nosso esporte e para a nossa educação. Quero agradecer de coração a essa equipe, que é especial, é uma equipe que ama o que faz, faz tudo por amor, ama esses jovens, cuida das nossas escolas, cuida da nossa gente, cuida desse povo maravilhoso".
 
Expectativas

Lucas Benjamim é estudante do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Excelência Atheneu Sergipense e está animado para participar pela primeira vez do Jogos Primavera na modalidade voleibol. “Essa competição é super importante, é a integração entre o governo e as escolas, um momento de intenção entre os estudantes dos colégios de todo o estado. Essa volta depois da pandemia é super importante. Minhas expectativas são ótimas, quero trazer uma medalha para o Atheneu. Escolhi o vôlei como modalidade porque tenho mais afinidade com esse esporte do que com outros”.
 
Ana Clara Messias Santos também é aluna do Atheneu Sergipense. Ela cursa o 1º ano do Ensino Médio e falou sobre a emoção de representar sua escola como porta-bandeira no desfile. “Nunca participei de um evento tão grandioso como esse, podendo representar meu colégio num lugar tão maravilhoso onde moro, que é o meu estado. Eu adorei e o sentimento é de felicidade e muita gratidão”.