Sergipe avança mais que a média nacional no Índice de Oportunidades da Educação Básica

Sergipe

11.12.2017

Divulgado nesta quinta-feira, 7, em São Paulo/SP, os dados da 2ª edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) apresentaram avanços na educação no estado de Sergipe, que saltou da 23ª para a 20ª colocação no ranking nacional, com índice geral de 4,1, quando a média do país ficou em 4,7. Criado em 2015, o IOEB, assinado pelos mesmos autores do IDEB, identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem.

O Índice, gerido pelo Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativos, oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. A pergunta a que o IOEB se propõe a responder é: qual município e estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes?

Publicado em 2015, os dados da primeira edição do IOEB apresentaram Sergipe na 23ª colocação do ranking nacional. Dois anos depois, utilizando a mesma metodologia de pesquisa, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira registrou os avanços nas oportunidades do ensino ofertado pelas escolas de Sergipe, que saltou de 3,8 pontos para 4,1 pontos no índice geral e ficou com a 20ª colocação nacional, à frente de estados como o Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas e Maranhão.

Para o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, que acompanhou a divulgação dos resultados do IOEB 2017, esses números comprovam que as oportunidades da educação em Sergipe estão melhorando. "Avançamos três colocações no ranking nacional de oportunidades, o que significa que o nosso ensino está melhorando e que as oportunidades para estudar e aprender em Sergipe agora são melhores e maiores que há dois anos atrás", destacou.

O secretário Jorge Carvalho ressaltou ainda que o IOEB divulgado este ano demonstrou que o avanço obtido por Sergipe, em comparação com a edição anterior, superou o número registrado pela média nacional. Enquanto em todo país o aumento médio foi de 0,2, as oportunidades de ensino em Sergipe melhoraram 0,3 pontos no mesmo período.

IOEB

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão - responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola.

A menor unidade de análise do IOEB é o município (o índice por UF é uma agregação do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele calcula, de forma conjunta, como está o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual, municipal e privada).

Por isso, o IOEB é também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados.

Em 2017, além do lançamento dos dados mais recentes do estudo, o IOEB conta também com o estudo Desafios Compartilhados da Educação Brasileira, que entrevistou 26 secretários de Educação de cidades que são destaque no IOEB 2017 para entender como aconteceram as boas transformações que permitiram um bom desempenho educacional.