Sergipe é o estado com maior percentual de comparecimento no primeiro dia de prova do Enem 2023

Sergipe

04.11.2023

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, apontam que Sergipe foi o estado com o maior percentual de presença no primeiro dia de prova, nesse último domingo, 5.

Ao todo foram inscritos 65.543 candidatos para o Enem em Sergipe. Deste total, 12 mil são estudantes da rede pública estadual de ensino. Os dados também apontam que 75,4% do total de inscritos compareceram e, por consequência, 24,65% dos inscritos não fizeram a provas, ou seja, cerca de 16.124 candidatos. Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul também obtiveram bons índices de comparecimento.

De acordo com Gisele Pádua, coordenadora do programa Pré-Universitário da Seduc, o primeiro dia de prova em Sergipe foi considerado tranquilo, sem intercorrências nos 175 locais de provas espalhados por 34 municípios sergipanos. “A equipe da Seduc esteve nos principais pontos e acolheu os alunos da rede pública estadual com palavras de confiança, agua, caneta e atenção psicossocial com técnicos do programa Acolher”, disse a coordenadora.

Quanto ao bom índice de comparecimento dos candidatos ao Enem, Gisele Pádua destaca que a Seduc realizou a preparação dos estudantes no quesito conteúdos, mas também os mobilizando para que compareceram no dia de prova, com hora de antecedência e tranquilidade. A coordenadora ainda informa que o candidato faltoso poderá responder a segunda prova, programado para acontecer em 12 de novembro.

O participante que esteja com uma das doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19) não deverá comparecer ao local de aplicação para realizar o Exame e deverá solicitar reaplicação.

Para a análise do processo de nova aplicação, o participante deverá inserir documento, conforme previsto no edital do Enem. A aprovação do documento comprobatório garante a participação na reaplicação do Exame, em data a ser divulgada pelo Inep.

Segundo dia de prova

Neste primeiro dia, os candidatos responderam a 90 questões objetivas sobre Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa argumentativa de até 30 linhas. O tema da redação deste ano foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.”

No segundo dia de prova, os alunos responderão às questões de Matemática e Ciências da Natureza. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova será encerrada às 19h — os candidatos podem sair com no mínimo duas horas de duração. O segundo dia de exames acontece em 12 de novembro. Os candidatos terão de responder 90 questões de matemática e ciências da natureza.

“Sergipe tem se destacado com a participação dos estudantes, tanto na inscrição, quanto no comparecimento às provas. Estamos distribuídos em todos os pontos de provas, em Aracaju são 22, e viemos dar toda assistência aos nossos alunos e familiares. Água, caneta preta, transporte e acolhimento fizeram a diferença neste dia”, afirmou a diretora do Departamento de Apoio Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, no primeiro dia de prova.