Sergipe encerra primeira etapa da maior competição do esporte escolar

Sergipe

16.08.2017

Por: Ítalo Marcos 

O Teatro Atheneu localizado em Aracaju ficou repleto de alunos, atletas e treinadores das escolas estaduais, municipais e particulares que participaram do encerramento da primeira fase dos XXXIV Jogos da Primavera, na tarde de terça-feira, 15. O evento teve início com uma apresentação de violino executada pelos atletas Matheus Aziel Barbosa e Maria Eduarda Andrade, que disputaram Badminton na categoria A e fazem parte da Orquestra Jovem e Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, os Jogos da Primavera reuniram nessa primeira fase cerca de 4 mil alunos atletas de unidades de ensino das redes pública e privada durante 17 dias de competições.

O secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho, parabenizou e desejou sucesso aos atletas e agradeceu aos parceiros e colaboradores que contribuíram para o êxito dos jogos. Ele afirmou que o momento era extremamente importante, pois estavam sendo premiados os alunos que irão representar Sergipe nos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba (PR).

"Em setembro a delegação sergipana estará com 193 atletas participando da competição dos Jogos Escolares da Juventude. Estamos muito felizes porque aqui estão atletas de todas as escolas e os da rede pública se classificaram muito bem, receberam boas premiações. Esse é o tipo de atividade que contribui com a educação, o desenvolvimento de habilidades e de competências sócio-emocionais, e que efetivamente contribui para a formação do cidadão", declarou.

A diretora do Departamento de Educação Física (DEF/Seed), Maria Auxiliadora Pires, fez questão de chamar todos os atletas ao palco para homenageá-los. Ela falou sobre a experiência que eles terão ao disputarem os Jogos Escolares da Juventude no próximo mês, em Curitiba. "Essa é uma oportunidade de não apenas disputar as competições, mas de integração com os atletas dos demais estados. Aproveitem, pois vocês trarão um legado e memórias para o resto da vida. Quero também agradecer o apoio que o esporte escolar sempre tem recebido do secretário Jorge Carvalho", disse. Logo em seguida, os alunos atletas receberem as medalhas.

Comemoração

Os atletas comemoraram bastante a alegria de terem participado dos Jogos da Primavera e estarem no encerramento. Um deles foi o jovem Wendel Lohan Alves de Carvalho, que estuda na Escola Estadual Martinho Garcez, em Frei Paulo, e ganhou duas medalhas no Badminton, uma de ouro e outra de prata. "Pratico Badminton há três meses. Vir para cá e participar dos jogos era o meu sonho. Essa é a minha primeira vez em campeonatos e estou muito feliz", disse.

O judoca Adriel Barbosa Santos da Silva, da Escola Estadual Senador Leite Neto, tem deficiência visual e participou dos jogos fazendo demonstração de judô. Ele foi bastante aplaudido quando subiu ao palco com o seu treinador, Neidson Mangueira.

"Ao participar dos jogos eu me sinto um grande atleta do Judô. O esporte me ajuda a ter mais disciplina, a interagir mais com os outros. Agora me sinto mais preparado para as próximas competições", declarou. De acordo com o seu professor, Neidson, no ano passado Adriel conquistou a 3ª colocação nas Paralimpíadas. No último domingo ele recebeu a notícia de que o judoca conquistou o Bolsa-Atleta Federal.

"A partir de agora ele tem a oportunidade de ser da base do esporte nacional. É bom porque o esporte e a educação ajudam a desenvolver a cidadania, a socializar, então é importante que ele esteja integrado às competições. A experiência daqui prepara ele para as competições de nível regional e nacional", afirmou Neidson.

Com a mesma satisfação estava o atleta Jeferson de Oliveira Santos, do Colégio Estadual Nelson Mandela. "É uma grande felicidade estar aqui depois de ter treinado tanto e ter ganhado algumas provas", disse ele, que conquistou medalhas de prata e ouro no Atletismo.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade de encerramento o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Sergipe, Gilson Dória Leite, a representante do Banese Mariana Amaral, representante do Conjud, Maria Lúcia de Góis, o vereador Thiaguinho Batalha, além de gestores escolares estaduais, representados pela diretora do Colégio Nelson Mandela, Edwilma Araújo dos Santos, diretores de Diretorias Regionais de Educação, representados pela diretora da DRE-7, Gilzete Dioniza de Matos, gestores das escolas particulares, representados pelo diretor do IDFG, Alisson Ribeiro, e atletas de unidades escolares públicas e particulares, representados pela aluna do Nelson Mandela, Bárbara Caroline dos Santos.