Sergipe inicia formação em Aprendizagem Socioemocional e Protagonismo para o ensino médio integral

ENSINO INTEGRAL

11.11.2019

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), iniciou na manhã desta segunda-feira, 11, a formação em Aprendizagem Socioemocional e Protagonismo na Escola. A capacitação, que se estenderá até a quarta-feira, 13, está sendo realizada no Primme Hotel, em Aracaju, com a participação de professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e coordenadores de área das unidades de ensino que ofertam o ensino médio integral.

O evento foi aberto pela diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima da Rocha, que afirmou que durante muitos anos a Educação teve como foco o desenvolvimento das competências cognitivas dos estudantes, e que agora, a Base Nacional Comum Curricular traz uma nova visão em relação à formação integral dos alunos. "Avaliar as competências socioemocionais é algo novo que a gente precisa estudar e conhecer. Não existe uma linearidade em relação a isso. A gente precisa que esse aluno, em sua formação integral, desenvolva a cooperação, a solidariedade, o auto-controle, o poder de argumentação, a criatividade e diversos aspectos para o seu convívio com a sociedade", declarou.

A assessora Maryvan Santos Silveira representou o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo do Nascimento, e disse que "esse é um momento especial para todos e um trabalho transformador que vem sendo feito em Sergipe, desde a implantação do ensino integral, mudando a vida de alunos e professores".

Capacitação

Com uma carga horária de 16 horas, a formação em Aprendizagem Socioemocional tem como objetivos principais apresentar novos conceitos e práticas sobre a temática e criar condições para o seu desenvolvimento pelas equipes escolares das unidades que ofertam o ensino médio em tempo integral na rede estadual de ensino.

Segundo a coordenadora geral do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Seduc (NGETI), professora Emanoela Ramos, além da Aprendizagem Socioemocional, os participantes terão, no último dia, a formação sobre o Protagonismo na Escola, com carga horária de 8 horas.

"Nós estamos há três anos trabalhando com o ensino integral e, nesse tempo, nos comprometemos a trazer propostas diferenciadas aos nossos estudantes. Não cabe mais trabalhar o currículo conteudista do século vinte. Estou muito feliz em ver todos engajados nessa proposta de fazer diferente e de apostar em inovações. Aqui eles vão aprender novos conceitos sobre aprendizagem socioemocional e como levar isso, na prática, para a escola, além de aprofundar ainda mais o protagonismo", explicou.

A formação está sendo ministrada por Cássia Moreira, coordenadora pedagógica e supervisora do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, e mais dois consultores do ICE.

Os participantes da formação ressaltaram a importância de ter mais conhecimentos sobre o tema. Foi o caso de Arthur Alexandre, que ensina Artes no Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura, em Itabi". As habilidades socioemocionais têm sido bastante comentadas lá no colégio e incluídas em nossa prática. Mas temos feito isso de maneira bem intuitiva, então acho que essa formação vai nos dar uma instrumentação e uma argumentação teórica para que possamos praticar da melhor forma possível dentro do colégio", afirmou.

A coordenadora Maria Rosa Melo Alves, do Centro de Excelência Professor Gonçalo Rolemberg, em Aracaju, também se mostrou bastante interessada no tema da formação. "Esse é um assunto que tem emergido de maneira significativa e, nesse novo modelo pedagógico, ele voltou com uma significância relevante na escola. Acho que o aluno tem que ser visto de forma integral, ser entendido como um ser que tem emoções que eclodem em sala de aula. Não tem como o aluno aprender se ele não estiver equilibrado, e os professores e toda equipe escolar precisa ter a sensibilidade para perceber como o estudante está", disse.

Também do Gonçalo, a professora de Língua Inglesa, Gildete Cecília Neri Santos, compartilhou da mesma opinião. "Fomos formados para as competências do século vinte, e hoje somos professores do século vinte um, então essa é uma atualização e uma reciclagem necessárias, uma maneira de podermos contribuir mais com a educação integral dos nossos alunos", declarou.

Para o professor Everton Nascimento, do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias, o tema da formação é uma novidade, e por isso é importante aprender. "Para mim, que estou iniciando agora no ensino integral, é uma oportunidade de aprender como é essa nova forma de avaliar. Quero conhecer esse modelo e saber avaliar o aluno em várias vertentes, não apenas de maneira quantitativa, mas também qualitativa", afirmou.