Sergipe inicia mobilização para busca ativa de alunos em idade escolar que estão fora da escola

Sergipe

25.04.2018

A partir de um plano de mobilização elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Governo de Sergipe passa a empreender uma postura ativa de busca de alunos no âmbito das escolas da rede pública estadual. O objetivo principal da medida é garantir o direito fundamental de todos os cidadãos de acesso ao ensino público e assegurar que toda criança e adolescente em idade escolarizável esteja devidamente matriculada e estudando.

O primeiro passo, nesse sentido, foi dado nesta quarta-feira, 18, em uma reunião técnica comandada pelo secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, com a participação de todos os diretores de departamentos administrativos e das Diretorias de Educação da Seed.

“Precisamos buscar ativamente os nossos estudantes para que eles não fiquem fora da escola. Para isso, iniciamos a execução de uma série de ações, como a mobilização das Diretorias de Educação e das escolas da rede pública estadual, o levantamento de dados de alunos que evadiram da escola em 2017 e não estão matriculados este ano, e o estabelecimento de parcerias de cooperação com outras instituições, como o Ministério Público do Estado, Conselhos Tutelares e Centros de Referência de Assistência Social dos municípios, e também com órgãos governamentais”, afirmou o secretário de Estado da Educação.

Ao apresentar aos gestores centrais da Seed o planejamento de trabalho e as metas a serem atingidas a partir do conjunto de ações para busca ativa de alunos na rede pública estadual, o secretário Josué Modesto enfatizou que este trabalho terá o engajamento de todas as Diretorias de Educação, departamentos, assessorias e demais setores administrativos da Seed.

Segundo explicou o professor Josué Modesto, até o final da primeira fase de coletas de dados do Censo Escolar 2018, a ser encerrada no próximo dia 31 de maio, toda as ações desta campanha de mobilização serão intensificadas. “Realizaremos, entre os dias 7 e 11 de maio, uma semana de intensificação das matrículas nas escolas estaduais, disponibilizando servidores e a estrutura das escolas para auxiliar os pais e responsáveis legais por alunos na efetivação do processo de matrícula na rede”, destacou.

O secretário de Educação ressaltou também que, em paralelo ao trabalho de busca ativa, a Seed está verificando as causas das evasões nas escolas da rede, para que possa adotar os encaminhamentos cabíveis que permitam ao estudante voltar às salas de aula.

Em campo

De acordo com o superintendente executivo da Educação, professor Everton Siqueira, essa campanha irá envolver, também, as equipes escolares e as comunidades do entorno das escolas, de modo a conscientizar as famílias acerca da responsabilidade legal de manter na escola as crianças e adolescentes, com idade entre seis e 17 anos.

“Não podemos aceitar que nenhum cidadão em idade escolar esteja fora da escola. Então, traçamos metas a perseguir para garantir o acesso e a permanência na escola de todas as crianças, visando não apenas a elevação das matrículas na rede estadual, mas também o cumprimento de metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Educação”, explicou o professor Everton.

O superintende da Educação afirmou ainda durante a reunião que a Seed ocupará espaços de mídia, como rádio e televisão e atuará em locais de grande circulação de pessoas, como postos de Saúde, hospitais, mercados e feiras livres, disponibilizando materiais educativos referentes à campanha de busca ativa e convocando os pais e responsáveis legais de alunos para os matricularem nas escolas estaduais.